Trabalho de fisioterapia ajuda na prevenção de lesões

02-12-2010 11:56

Zerosa Filho/CBFS

Pedro cuida da goleira Jozi antes de treino no CT Aécio de Borba Vasconcelos

Caucaia (CE) - A preparação da Seleção Brasileira Feminina para o I Torneio Mundial Feminino de Futsal requer cuidados especiais. Por causa do pouco tempo de treino, as 14 atletas convocadas treinam sempre em dois períodos, mas o fisioterapeuta Pedro Masiero está alerta para tratar e prevenir possíveis lesões.

“Esse é um trabalho interdisciplinar, que envolve também o João (Romano, preparador físico) e o Thiago (Chinelatto, fisiologista). No meu caso, envolve tanto prevenção quanto tratamento específico de lesões. O mais importante é sempre conversar com as atletas para ter um feedback e saber se há dor”, explicou.

Um exemplo do trabalho de Pedro Masiero é a técnica therapy taping. Criada no Japão há 25 anos, ela é uma bandagem elástica que inibe ou auxilia a ação muscular, dependendo do objetivo pretendido.

“Se eu percebo que há uma fraqueza, posso colocar uma dessas para auxiliar a atleta, facilitando o movimento. Por outro lado, se há uma sobrecarga, coloco aliviar o movimento, evitando que a lesão aconteça”, explicou o fisioterapeuta, que cuida de todas as categorias da Seleção Brasileira.

Por conta dessa exclusividade, Pedro pode fazer um acompanhamento contínuo dos atletas de cada categoria, o que torna o trabalho ainda mais completo. “Faço uma avaliação a cada convocação. Então, se ele sente uma dor hoje, da próxima vez eu pergunto se ainda há dor, dependendo do que ele falar, já sei qual será o procedimento”, afirmou.

Voltar