SUGESTÕES SISTEMA DEFENSIVO ( MARCAÇÔES)

30-06-2010 09:32

Para o treino da Marcação Individual são utilizados os jogos reduzidos em igualdade numérica: 1x1; 2x2; e 3x3. Lembrando que o 4x4 no futsal é a expressão do jogo formal desta modalidade, portanto não é utilizado como jogo reduzido.

A igualdade numérica força cada marcador a acompanhar um jogador adversário por todo o espaço delimitado. Se eles não o fizerem, ou melhor, não definirem a marcação, pararem ou marcarem somente a bola, os atacantes levarão vantagem, já que um ficará livre.

No 1x1 a única opção é o confronto direto. É o atacante contra o defensor, a forma mais simples de marcação. Já no 2x2 e 3x3 acontecem algumas trocas de marcação pela movimentação dos atacantes, com isso os defensores precisam responder rapidamente às situações problemas que se apresentam.

Para a Marcação Zona, os jogos reduzidos utilizados são os de superioridade numérica: 4x2; 3x2; 3x1; 2x1; 4x3; 5x3; e 5x4. Lembrando que no 5x3 e no 5x4 o quinto elemento deve ser o goleiro. O 4x3 e o 5x3 são situações que ocorrem em jogos onde uma das equipes tem um jogador expulso.

A superioridade numérica forçará a Marcação Zona, pois os defensores não podem sair pressionando o portador da bola a qualquer momento, fato que facilitaria a ação dos atacantes. Eles precisam fechar os espaços e esperar o momento certo de "dar o bote"7 . Assim a movimentação dos defensores ficará pautada mais em função do deslocamento da bola do que dos adversários (Zona).

Os jogos reduzidos com dois defensores (3x2 e 4x2) facilitam a aprendizagem da Marcação Quadrado, já que os defensores utilizarão a movimentação pendular.

A Marcação Losango é melhor trabalhada nas demais situações, com ênfase na movimentação do pivô na Zona (2x1 e 3x1) ou na marcação triangular realizada em conjunto pelo pivô e os dois alas (4x3 e 5x3) ou, ainda, na transformação do triângulo em losango com a adição do fixo (5x4).

Variações podem ser feitas para alterar a dinâmica e os objetivos das atividades. O espaço de jogo pode ser reduzido para facilitar a ação dos marcadores ou aumentado para dificultá-las. O tempo de jogo pode ser aumentado para enfocar o trabalho de movimentação dos atacantes ou diminuído para exigir uma finalização rápida.

Todos os jogadores devem passar por todas as posições em todos as situações treinadas. Para ajudar na compreensão das diferentes formas de marcação, o treinador deve parar o treino na ocorrência de algum fato significante e discuti-lo com os jogadores, dando dicas e esperando que eles mesmos encontrem a resposta. A utilização da prancheta magnética também é uma ótima ferramenta auxiliar. A visualização de fatos ocorridos, da delimitação das zonas e de simulações na mesma, possibilita e facilita a tomada de consciência por parte dos jogadores quando eles estiverem dentro da quadra. Posteriormente pode-se realizar na quadra as movimentações feitas na prancheta.

                                                                                                                               Márcio Pereira Morato – técnico em futsal



 

Voltar