Preparador físico analisa atual momento das brasileiras

03-10-2011 20:05
 
Zerosa Filho/CBFS

Mário Raulino (azul) ao lado do fisiologista Thiago Chinelato

A partir desta sexta-feira (7/10), a seleção brasileira feminina de futsal disputará na Venezuela, em Maracay, a quarta edição do Campeonato Sul-Americano da categoria. A estreia do Brasil, que está em busca de seu quarto título, será contra a Bolívia.

Mário Raulino, preparador físico do selecionado verde-amarelo e da Copagril/Faville/DalPonte, avaliou como positivo o período de preparação realizado com as quatorze atletas convocadas pelo técnico Vander Iacovino, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE).

Para Raulino, que acompanha as convocadas desde a apresentação no CT Aécio de Borba Vasconcelos e irá embarcar com as mesmas nesta terça-feira (4) rumo ao norte da América do Sul, as jogadoras iniciaram os trabalhos em situações diferentes, do ponto de vista físico.

“Elas se apresentaram aqui no Ceará em situações diferentes. Algumas chegaram muito bem fisicamente, outras readquirindo ritmo, e ainda tiveram as que retornaram recentemente de lesões. Apesar das diferenças, eu creio que o que foi estabelecido pela comissão técnica, como preparação, foi cumprido. Então avalio como positivas essas primeiras atividades”, analisou o especialista.

Sobre o que foi especificamente cobrado do grupo na que diz respeito à preparação física, Mário explicou: “Tentamos equilibrar a parte muscular das jogadoras, com fortalecimento na academia do Centro de Treinamento, exercícios de CORE e proprioceptivos em conjunto com a fisioterapia”.

O desgaste na Venezuela promete ser grande. Só na fase classificatória, onde o Brasil é o cabeça de chave do grupo B, serão quatro partidas em cinco dias. Caso chegue a final, a seleção terá apenas mais um dia de folga, no encerramento da 1ª fase. O Sul-Americano 2011 será realizado entre os dias 7 e 14 deste mês.

Voltar