Portugal derrota Argentina e enfrenta Itália pelo quinto lugar

22-10-2010 19:18
Zerosa Filho/CBFS

Lusitanos (de vermelho) minimizaram os pontos fortes da Argentina durante o jogo
Anápolis (GO) - Portugal e Argentina se enfrentaram nesta sexta-feira (22/10), no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), pela disputa das posições intermediárias do 6º Grand Prix de Futsal. Mais aplicados, os lusitanos derrotaram os portenhos por 2 a 1 e brigam agora pela quinta colocação do torneio. O adversário será a Itália, e ambos duelam neste sábado (23/10), às 17 horas, no mesmo local.

Derrotada, a Argentina decidirá o sétimo lugar do Grand Prix contra a República Checa. O confronto será neste sábado, às 15 horas, também no ginásio Newton de Faria, e encerrará a participação de ambos no campeonato.

Portugueses e argentinos entraram em quadra ainda sentindo as derrotas para Espanha e Irã, respectivamente, que eliminaram os dois times da briga pelo título. Por isso, o jogo começou em um ritmo lento, mas, aos poucos, os ataques começaram a surgir. No entanto, faltou pontaria dos dois lados, e o placar da primeira etapa foi mesmo 0 a 0.

Na segunda etapa, Argentina e Portugal voltaram mais animados, e o jogo melhorou. Mais concentrados, os europeus abriram vantagem em pouco mais de um minuto. Aos 25min25, o ala Cardinal fez o primeiro e, aos 26min51, o ala Joel Queirós anotou o segundo.

A desvantagem acordou os argentinos. O goleiro Santiago Elias, que já tinha feito boas defesas no jogo, resolveu ir ao ataque para ajudar na pressão em busca do empate. Aos 34min48, o ala Adán Gonzalez completou cruzamento e diminuiu a vantagem lusitana.

Animados com o gol, os argentinos continuaram no ataque. Santiago Elias liderou os portenhos, que arriscaram em chutes de longe e tentaram triangulações no ataque. No entanto, Portugal foi valente e segurou o resultado, garantindo lugar na disputa de quinto lugar contra os italianos.

O técnico de Portugal, Jorge Braz, ressaltou o que pesou dentro de campo para que os portugueses saíssem vencedores. “Acima de tudo inteligência, principalmente em termos posicionais. Abordar o jogo de forma inteligente, organizada, sabendo minimizar os pontos fortes da Argentina”, disse.

Santiago Elias, goleiro argentino, falou sobre as tentativas de ir ao ataque e sobre o esforço da equipe em tentar vencer. “Algumas vezes a equipe precisa atacar mais porque está perdendo, foi o que tentamos. Nós viemos de um desgaste forte de ontem. Fizemos o que pudemos”, Santiago Elias.
Voltar