Portugal vence Rússia e avança à próxima fase

19-10-2010 20:13
Cristiano Borges/CBFS

Depois de marcar um gol, Joel (5) é abraçado pelos companheiros lusitanos
Anápolis (GO) - Portugal é mais uma equipe que está garantida nas quartas de final do 6ª Grand Prix de Futsal. Nesta segunda-feira (18/10), os lusitanos derrotaram a Rússia por 2 a 1 no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), e se juntaram a Brasil, Espanha e Paraguai, que também carimbaram a passagem à próxima fase em seus grupos.

O triunfo português deixou o time na liderança da chave D com seis pontos, dois a mais que os iranianos, que estão em segundo. Os russos estão em terceiro com um ponto, enquanto a Guatemala ocupa a quarta colocação, ainda sem pontuar e já eliminada.

Nesta terça-feira (19/10), na rodada decisiva da primeira fase, a Rússia enfrenta a Guatemala, às 20 horas, no ginásio Newton de Faria, precisando da vitória e de um tropeço do Irã, que enfrenta Portugal no Newton de Faria, no mesmo horário. Um empate classifica os iranianos.

O jogo
Portugueses e russos fizeram um confronto muito truncado na primeira etapa. Sem criatividade, as duas equipes tiveram dificuldades para criar boas chances de gol. O alto número de passes errados – 16 de Portugal e 17 da Rússia – também contribuiu para o placar de 0 a 0.

Na segunda etapa, as duas equipes voltaram dispostas a atacar, mas os lusitanos tiveram mais competência e abriram vantagem com dois gols do ala Joel. Primeiro, aos 22min12, ele recebeu passe do ala Ricardinho e finalizou na saída do arqueiro Zuev. Depois, aos 22min48, Joel protegeu a bola do marcador e, quase sem ângulo, chutou rasteiro para fazer o segundo.

Para tentar buscar a vitória, os russos foram obrigados a adotar uma postura mais ofensiva. No entanto, mais uma vez, os passes errados atrapalharam a equipe, que tinha dificuldades no toque final. No fim, o pivô Maevskiy se tornou como goleiro-linha, e a reação russa começou.

Imediatamente, aos 35min59, o fixo Pogorelov, sozinho dentro da área, desviou de cabeça para as redes e diminuiu o placar. Animados, os russos aumentaram a pressão, mas não conseguiram empatar a partida.

Para Joel, artilheiro português da noite, mesmo com a classificação garantida, o time entrará em quadra em busca da vitória contra os iranianos. “Nossa vitória foi importante porque garantiu nossa classificação à próxima fase. Agora, vamos lutar pelo primeiro lugar do grupo”, ressaltou.

Já o ala Pula, da Rússia, lamentou os erros da equipe na derrota. “Nossa equipe é jovem e falta experiência e até um pouco de qualidade nas horas mais importantes do jogo. Agora, temos que ir para o jogo de amanhã, ganhar e torcer por um resultado favorável”, analisou.
Voltar