O Técnico de Futsal - Parte II

27-09-2010 11:36

 


Muitas vezes já se ouviu dizer: “esta equipe joga por música, não precisa de treinador”. Estas pessoas que falam e repetem estas inverdades não acompanham com certeza o dia-a-dia de um TÉCNICO de FUTSAL.

Para sermos na verdade um técnico vitorioso devemos nada mais nada menos do que trabalhar, e trabalhar muito. Porém para que nosso trabalho saia do jeito que gostaríamos devemos ter no mínimo organização, uma filosofia bem clara, uma Simplicidade ao comentarmos do jogo ou na hora de ensinarmos, sermos humildes o suficiente para aceitarmos críticas, quando cometermos um erro.

Devemos também saber discutir estratégias de jogo e não sermos o dono da verdade sempre, e quando tomarmos uma decisão não se arrepender, saber lidar com o erro e corrigi-lo a tempo, sem que seus atletas percebam. A nossa decisão deverá ser sempre pelo grupo, pois com o grupo de atletas na mão você faz milagres e o seu trabalho flui maravilhosamente bem.

Formar jovens atletas é uma tarefa muito complexa, e que é necessário calma e tempo. Sabemos que cada jovem desenvolve maneiras distintas e ritmos diferentes, tudo deve ser observado e analisado com muita flexibilidade.

É importante salientar também que todo e qualquer técnico que for trabalhar com o jovem, na sua formação, tem a obrigação ética e moral de nunca abusar dessa função.

Como conhecimento, você deve procurar saber tudo sobre o funcionamento do seu clube. Todas as dificuldades que encontrares enfrente-as com sabedoria, procurando sempre entusiasmar ao seu grupo e ao seu atleta, procurando manter sempre um diálogo aberto em todos os níveis,

Seja também um comandante da sua equipe, cobre sempre resultados nos seus trabalhos, procurando sempre tirar o máximo dos seus atletas, criando sistemas e métodos para que rendam em sua plenitude, elogiando e enaltecendo os acertos do grupo e corrigindo verbalmente e depois com o trabalho os erros e dificuldades  encontradas.

Existe no Brasil, técnicos que já estão se especializando em determinadas áreas do nosso Esporte, ou seja :

Técnico com especialidade para:
- Marcação;
- Ataque;
- Jogadas Ensaiadas, etc...

Ser um técnico completo é muito difícil, porém se você tiver tempo para criar um plano de trabalho estratégico, atingindo a todos os pontos dos treinamentos com precisão, ou pelo menos aos principais pontos na formação de uma equipe, você será com certeza reconhecido pelos atletas e pelas equipes, pois os Técnicos competentes sempre serão comentados entre os jogadores do alto nível, e também serão criticados.

Tenha muito cuidado com as palavras e com as atitudes, elas são a sua personalidade e o seu cartão de visitas.

Autor: Profº Newton Torres
CREF/RS – 2596
Porto Alegre/RS

Contato: newtontorres@hotmail.com
Fone: +55 51 8116.7949

Voltar