O Goleiro de Futsal

22-10-2010 09:46

 

É aclamado por alguns como louco, por outros uma pessoa de extrema coragem, para o próprio atleta apenas quem resolveu ser um pouco diferente dos demais. Assim temos um perfil deste personagem de uma equipe de futsal, que não gosta de ter um tratamento diferenciado dos demais atletas.

É difícil precisarmos exatamente o porquê da escolha desta posição. Muitas vezes o início acontece por acidente, ou seja, faltou um jogador, possui pouca técnica e para completar a equipe resolve ir para o gol. Daí atraído pelo fascínio desta posição, assume a iniciativa de ali permanecer, tomando uma verdadeira decisão.

É justo dizer que, acima de qualquer suspeita, o goleiro de futsal torna-se uma das peças mais importantes para a formação de uma equipe competitiva. A partir da trave, ou nele próprio, estão os segredos da vitória ou derrota.

A responsabilidade dos goleiros se tornam duplicadas, defendem sua meta de investidas dos adversários e, ao mesmo tempo, reinicia e cria jogadas a favor de seus companheiros.

Um ponto de fácil observação, é o comportamento do goleiro, diferenciado dos demais jogadores. Profundamente calmos ou extremamente agitados, são características comuns na maioria dos goleiros. Entretanto, se perceber no decorrer do jogo um controle emocional elogiável e quase sempre compatível com a situação do jogo. Calmo na hora de ser calmo, agitado se o momento assim precisar.

A posição de goleiro, deve ser estudada, analisada e assim verificar os pontos carentes do goleiro aonde deve ser dado uma ênfase para os treinamentos, só que uma equipe que possui apenas um treinador, sem assistente, preparador físico, preparador de goleiros, entre outros nota-se que o trabalho técnico-tático do goleiro é sempre colocado de lado, prejudicando a performance do atleta.

Mesmo assim, vemos um empenho e dedicação admirável dos goleiros decididos em vencer na posição, realizando por si sós seus treinamentos procurando o aprimoramento.
O goleiro é uma peça chave para a sua equipe tornar-se vencedora, lembre desta dica e boa sorte.


Autor: Claiton Frazzon Costa

Voltar