O ENSINO DA TÉNICA DO FUTSAL

17-07-2010 08:32

A  técnica obedece a princípios de ordem científica com base na análise do movimento, na sua mecânica e na ação de alguns grupamentos musculares, principalmente de membros inferiores. Entretanto, para aplicar o desenvolvimento da técnica, deve-se conhecer o grupo que iremos desenvolver o trabalho e também saber quais são seus objetivos.

Por exemplo, se desenvolvermos um trabalho de iniciação com crianças, devemos compreender suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, saber de seus interesses e o nível de capacidade motora em que ela se encontra, conhecendo estes aspectos, é possível saber se essas crianças poderão ou não exercer domínio sobre as técnicas individuais que o futsal requer.

Existem diversas possibilidades de desenvolver o aprendizado das técnicas individuais:

No próprio jogo ou no jogo adaptado

No fundamento do futsal em si, com diferentes graus de dificuldade. Com pequeno grau de dificuldade (exemplo: conduzir livremente); com médio grau de dificuldade (exemplo: conduzir por entre os cones); com grande grau de dificuldade (exemplo: conduzir a bola com o pé direito e a sola do pé por entre os cones e ao retornar conduzir com o pé esquerdo com a parte interna).

Fundamentos do futsal associado a elementos da técnica de outras modalidades esportivas. (exemplo: desenvolver em conjunto o passe do futsal com o passe do basquetebol)

Fundamentos do futsal associado ao elemento motor. (exemplo: realizar um passe, correr e fazer um rolamento e após chutar a bola em gol)

Fundamentos do futsal aplicado em forma de circuito.

Fundamentos do futsal aplicado de forma lúdica, recreativa e pré-desportiva.

Fundamentos do futsal desenvolvidos dentro de um trabalho tático.

                 Rogério da Cunha Voser

Voltar