O APRENDIZADO TÁTICO DO FUTSAL
17-07-2010 09:12É neste momento que o atleta aprendiz reúne uma quantidade de informações táticas fundamentais para seu desempenho durante toda sua vida competitiva no Futsal.
A grande diferença tática, que ainda se vê, entre o jogador brasileiro de Futsal e os dos demais países está no aprendizado precoce dos conceitos que seguem abaixo.
Sugerimos, a seguir, alguns conteúdos táticos, de acordo com a faixa etária dos atletas:
DEFESA:
Iniciação ao Pré Mirim (de 07 a 10 anos)
- Aprendizado da marcação individual - Quem acompanha quem na hora de defender.
- Princípios do conceito de cobertura - Estar atento no companheiro que é driblado.
- Marcação das bolas paradas (Falta, lateral, escanteio e saída de centro)- Estar sempre que possível, atrás da linha da bola.
Mirim até Infantil (11 a 14 anos)
- Cobertura por setores - O atleta marca o seu e já está pendente do espaço do companheiro adjacente.
- Identificação do último homem - é o inicio da percepção do quanto é importante atacar pensando em defender.
- Bolas paradas - Saber se colocar para defender as diversas jogadas de bola parada do adversário.
- Identificar as diferentes linhas de defesa de acordo com a linha da bola.
- Entender as variantes: bola - homem - espaço, quando a posse de bola está com o adversário.
Infanto até Juvenil (15 a 18 anos)
- Aperfeiçoamento do sentido de cobertura (quem cobre quem de acordo com os setores vulneráveis)
- Saber que as linhas se alternam constantemente, de acordo com o ataque adversário e que esta deve sempre buscar o equilíbrio suficiente para tentar desarmar o adversário nos diferentes espaços de quadra.
ATAQUE:
Iniciação ao Pré Mirim (07 a 10 anos):
- Noções de Espaço e tempo
- Diferentes tipos de passes
- Não especializar nas diversas posições de quadra
- Jogadas combinadas com poucos tempos de execução
Mirim até Infantil (11 a 14 anos)
- Especializar nas diversas posições sabendo que o Futsal é dinâmico e exige do atleta conhecimento dos diversos espaços de quadra e das posições que ocupam.
- Os diversos posicionamentos em relação aos companheiros e adversários
- Saber interpretar as ações de ataque do adversário (Sua forma de atacar).
- Sistemas de ataque pouco complexos (por exemplo - Jogar com pivô - quanto se mete a bola, quem é que passa a que tempo e quem se preocupa em cobrir).
Infanto até Juvenil (15 a 18 anos)
- São reconhecidos pela sua qualidade em determinada posição, mas reúnem informações para identificar o básico de todas elas.Por exemplo: Um pivô quando é obrigado a estar de beque, sabe alguns conceitos que ajudam a não comprometer a defesa.(Futsal é dinâmico!).
- Sistemas de ataque mais complexos.Conhecimento dos diferentes tempos ataque que sempre estará de acordo com a defesa adversária.(Futsal é dinâmico!).
- Ler e entender o jogo, principalmente o do adversário.
Se for realizado um estudo atento das principais equipes brasileiras e suas formas de atuar, baseado nas sugestões acima, veremos o quanto se enquadra nas idéias que aqui se sugerem. Invariavelmente não fogem disso.
Paulo Gambier
Tags:
———
Voltar