Na prorrogação, Irã derrota Argentina e chega à semifinal

21-10-2010 22:16
Zerosa Filho/CBFS

Iranianos esperam Espanha ou Portugal na semifinal
Anápolis (GO) - O Irã precisou da prorrogação para alcançar a semifinal do 6º Grand Prix de Futsal, disputado em Anápolis (GO). Nesta quinta-feira (21/10), no ginásio Newton de Faria, os iranianos fizeram um confronto equilibrado contra a Argentina e, depois de um 0 a 0 no tempo normal, marcaram duas vezes na prorrogação e garantiram-se entre os quatro melhores da competição.

Agora, os iranianos esperam o confronto entre Portugal e Espanha para saber o adversário da semifinal, que será disputada no ginásio Newton de Faria nesta sexta-feira (22/10), às 16 horas. Já os argentinos agora disputarão os lugares intermediários do Grand Prix. Às 14 horas desta sexta, eles enfrentarão o perdedor do duelo ibérico pela disputa do nono até o décimo sexto lugar.

O confronto teve um primeiro tempo equilibrado. Cada um atacou ao seu estilo e criou chances, mas erros no último passe e boas defesas dos goleiros mantiveram o empate. Os iranianos, por exemplo, trocavam muitos passes e arriscavam muitos chutes. Já os argentinos exploravam a velocidade na ligação entre defesa e ataque, finalizando menos, mas com perigo. Ao todo, foram 21 finalizações dos asiáticos contra nove dos sul-americanos no período.

Não houve alteração do panorama do jogo no segundo tempo. Os iranianos continuaram arriscando chutes, mas o goleiro argentino Santiago Elias esteve seguro e fez boas defesas. Por outro lado, os portenhos também tiveram suas chances, especialmente em jogadas rápidas de contra-ataque. No entanto, Nazari também garantiu a invencibilidade do gol do time asiático.

Prorrogação
Por causa da boa atuação dos dois goleiros, nenhum dos dois times conseguiu marcar no tempo normal e a partida foi para a prorrogação, que começou com os iranianos pressionando. Aos 41min38, Santiago Elias foi vencido pela primeira vez na partida quando o ala Tayebi carregou a bola e chutou cruzado para abrir o placar para o time asiático.

Os argentinos, depois de sofrer o gol, foram ao ataque e, no início do segundo tempo da prorrogação, tiveram uma grande chance para marcar, mas o empate não passou das mãos de Nazari. Depois de jogada rápida, o fixo Corazza recebeu na linha da área e finalizou para o gol. Rápido, o goleiro iraniano ergueu a mão direita e fez a defesa, garantindo a vitória.

No restante do tempo, o jogo ficou frenético. A Argentina atacava em bloco, os iranianos tinham o contra-ataque, e o suspense crescia a cada jogada. Os iranianos perderem dois gols em erros de finalização de jogadores que estavam sozinhos com o gol. Já os argentinos seguiram esbarrando em Nazari. No fim, a dois segundos do encerramento, o ala Zahmatkesh roubou a bola e chutou para o gol vazio, decretando a vitória por 2 a 0.

Para Tayebi, o time iraniano teve força de vontade para superar a defesa argentina. "Sabíamos que seria um jogo muito difícil, porém não pensávamos que eles jogariam defensivamente toda a partida. Enaltecemos a garra e a luta dos atletas porque foi uma maratona de futsal”, disse.

Apesar da eliminação, o técnico argentino Fernando Larrañaga ressaltou a experiência adquirida no confronto. “Eles eram melhores, sobretudo fisicamente. Tentamos usar o goleiro-linha, mas não deu. Os garotos precisam jogar partidas como essa para agregar experiência para o futuro”, disse o técnico Larrañaga.
Voltar