Futsal, Um Novo Jeito De Jogar O Velho Futebol

24-06-2010 09:00

O Futsal é uma maneira adaptada de se jogar futebol, mas em quadra. Não há registros exatos de seu surgimento. Acredita-se que surgiu no Brasil por volta de 1940, criado por um grupo de jovens de uma sociedade cristã que encontrava dificuldades para jogar em um campo aberto.

Começaram então a praticar o esporte em quadras de hóquei e basket. Porém a bola de futebol comum era muito leve e saia muito da quadra, houve então a necessidade de torná-la mais pesada e menor. Usavam bola feitas de couro recheadas com serragem, crina vegetal ou cortiça retalhada.

Em 1971 foi criada a FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) e em 1990 a FIFA homologou o Futsal como jogo de competição, definindo oficialmente regras feitas por uma comissão própria e extinguiu a FIFUSA.

Desde sua criação o Futsal têm ganho muitos adeptos e se tornado tão popular no Brasil como o futebol de campo. A Seleção Brasileira de Futsal já conquistou cinco títulos do campeonato mundial e há grande expectativa sobre o desempenho da seleção feminina, formada recentemente.

O Futsal é um esporte de habilidade, envolve desempenho e domínio dos movimentos. Há de se ter atenção com a condução da bola, passes, chutes, cabeceios. São muitas vezes perigosos os dribles e a marcação. Por se tratar de um esporte de agilidade em um espaço reduzido as regras quanto às faltas e punições são rigorosas. São relatados muitos incidentes e acidentes em quadra, por decorrência de uma bola alta que acertou a cabeça do jogador ou por uma chegada ofensiva do adversário, o chamado “carrinho”, que resultou em um pé quebrado.

O time do Futsal conta com cinco jogadores, entre eles o goleiro, mais sete reservas e é jogado em quadra retangular lisa, com tamanho que varia de acordo com a categoria. Por exemplo, a categoria masculina que tem de 38 a 42 metros de comprimento por 15 a 25 metros de largura.

A arbitragem dirige a partida, possuindo cartões vermelho e amarelo para punir falta. Cada partida tem duração total de 40 minutos, dividida em dois tempos de 20 minutos. O goleiro deve defender a bola com mãos e pés e também pode fazer ataques. Existe o jogador fixo na defesa, um ala que joga nas laterais e o pivô que arma as jogadas e se movimenta no ataque.

A bola de Futsal (na categoria adulta masculina) tem padrão em couro, mede entre 62 e 64 cm de diâmetro e pesa entre 400 e 440 gramas. O jogo acontece mais com bola em solo ou lançada à distância com velocidade ao gol. Bolas de feltro não são usadas em competições internacionais. A bola não pode ter nenhuma propaganda, apenas o nome da competição, fabricante e organizador da competição.

No Brasil quem organiza e administra os jogos oficiais é a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) e os campeonatos internacionais são organizados pela AMF (Associação Mundial de Futsal) que tem sua sede no Paraguai.

Autor: Henrique Carvalho

Voltar