Espanha mostra força, derrota Irã e está na final

22-10-2010 21:06
Zerosa Filho/CBFS

Tempo técnico de José Venancio López (ao centro) corrigiu os erros espanhóis na partida
Anápolis (GO) - A Espanha mostrou sua força. Nesta sexta-feira (22/10), a Fúria enfrentou o Irã no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), pela semifinal do 6ª Grand Prix de Futsal. Depois de estar perdendo por 3 a 1 ao final da primeira etapa, os espanhóis viraram, agüentaram a pressão adversária e, no fim, saíram com a vaga na final depois de vencer por 6 a 4.

Agora, para a decisão, os espanhóis esperam o adversário, que sairá do confronto entre Brasil e Paraguai, jogo que será realizado na seqüência. A grande final do Grand Prix será no próximo domingo (24/10), às 10 horas, no ginásio Newton de Faria.

Já os iranianos, que também tem méritos pela boa campanha e pela valentia demonstrada contra os espanhóis, lutarão pelo terceiro lugar da competição. A disputa pela medalha de bronze será contra o perdedor do confronto entre brasileiros e paraguaios e será realizada neste sábado (23/10), às 19 horas, também no Newton de Faria.

O jogo
A promessa de um bom jogo se concretizou logo no início. Com bom toque de bola, as duas equipes procuraram espaços nas defesas. Mais veloz no início, o Irã dominou os dez minutos iniciais e abriu dois gols de vantagem. Aos 6min37, o ala Moghadam recebeu bom passe de Tayebi e marcou o primeiro. Depois, aos 11min33, o pivô Daneshvar completou cruzamento e anotou o segundo.

Após sofrer o segundo gol, a Espanha se revelou. O técnico José Venancio López pediu tempo técnico e, ao voltar para a quadra, a Fúria era outra. Marcando melhor, os espanhóis empurraram os iranianos de volta para o campo de defesa e, aos 12min22, o pivô Lin diminuiu a vantagem.

O gol produziu reações diferentes. No Irã, os jogadores se sentiram ameaçados e recuaram. Na Espanha, o tento só animou a equipe, que aumentou a pressão e perdeu boas chances de empatar. Então, os iranianos aproveitaram e deram mais um golpe fatal antes do intervalo. Aos 19min24, Moghadam carregou a bola e finalizou rasteiro, no canto de Luis Amado, para fechar o placar parcial em 3 a 1.

Segundo tempo
No segundo tempo, a Espanha voltou disposta a empatar o mais rápido possível. Pressionando, o time ibérico marcava no campo de ataque e forçava a saída de bola iraniana. Aos 23min13, os europeus diminuíram quando o fixo Aicardo pegou chute de primeira e a bola passou por baixo de Nazari.

O gol só fortaleceu a Espanha, que não saiu do campo ofensivo. Aos 25min21, o pivô Álvaro, em lance parecido com o segundo tento espanhol, empatou a partida. Imediatamente, o técnico do Irã, Hossem Shams, solicitou tempo técnico para tentar mudar o rumo da partida.

Não deu certo. Os iranianos não conseguiram reagir, e os espanhóis, revigorados pelo empate e o melhor momento na partida, conseguiram a virada. Aos 28min41, Aicardo recebeu passe dentro da área, girou e finalizou rasteiro para colocar a Espanha na frente do placar pela primeira vez na partida.

Aos 36min27, Aicardo apareceu de novo ao marcar o quinto gol espanhol em belo voleio. No entanto, os iranianos ainda esboçaram uma reação com Taheri, aos 37min32. Só que, 27 segundos depois, Lin apareceu sem marcação na área e fez o sexto, fechando o placar em 6 a 4 a favor do time europeu.

Depois do jogo, Lin, autor de dois gols deu a receita para a virada espanhola. “"Ficamos concentrados durante a partida muito intensa, corrigimos os erros que tivemos e sobretudo a defesa foi importante porque pudemos pressionar lá na frente”, afirmou.
Voltar