Espanha derruba Portugal e enfrenta o Irã

21-10-2010 22:18
Zerosa Filho/CBFS

Espanhóis (de vermelho) já estão entre os quatro melhores da competição
Anápolis (GO) - A Espanha está na semifinal do 6º Grand Prix de Futsal. Com um atuação segura, os espanhóis derrotaram Portugal por 3 a 1 no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), pelas quartas de final da competição, e agora duelam contra o Irã pela vaga na grande final. A semifinal entre os dois times será nesta sexta-feira (22/10), às 16 horas.

Já os portugueses viram ruir o sonho de ficar entre os quatro melhores da competição e amargaram a segunda derrota para a Espanha nesta temporada. No início do ano, os lusitanos perderam a final do Campeonato Europeu para os vizinhos, que se sagraram pentacampeões do continente. Agora, Portugal lutará pelas classificações intermediárias do Grand Prix e, nesta sexta, às 14 horas, enfrenta a Argentina.

Os dois times tiveram posturas táticas definidas desde o início da partida. Os espanhóis valorizaram a bola, esperando a melhor chance de atacar. Já os portugueses, sem Ricardinho e Cardinal, suspensos, armaram um sistema defensivo forte e aguardavam oportunidades de contra-ataque. Na primeira etapa, nenhum dos dois times foi melhor que o outro, e o placar foi mesmo de 0 a 0.

Na segunda etapa, o início foi mais promissor e os espanhóis saíram na frente aos 24min29 com o pivô Torras, que finalizou cruzado e contou com o desvio do atleta português para marcar o primeiro. Logo em seguida, aos 27min10, o ala Borja marcou o segundo da Fúria.

Portugal não se abateu com os gols sofridos em seqüência. Aos 29min04, depois de confusão na área espanhola, Borja se atrapalhou e colocou para as redes, dando esperanças aos Tugas. Animados, os lusitanos pressionaram muito e, a quatro minutos do fim, desperdiçaram chance clara de gol. Para piorar, na saída rápida do goleiro Luis Amado, a bola chegou até o ala Rafa Usín, que escorou cruzamento e marcou o terceiro da Espanha.

Portugal ainda tentou o goleiro-linha, mas os espanhóis reforçaram a marcação e esperaram o apito final para comemorar a vaga na semifinal. “Ainda que o marcador tenha sido apertado, mantemos a concentração durante toda a partida. Esse tipo de jogo é muito equilibrado e é necessário manter a concentração e a mentalidade vencedora”, afirmou Venancio López, treinador da Fúria.

Já o pivô Leitão, de Portugal, lamentou as chances desperdiçadas e elogiou o adversário. “Tivemos oportunidade de pelo menos igualar no final, só que os espanhóis são muito fortes mentalmente e acho que a bola parada deles faz muita diferença”, disse o pivô Leitão.


Voltar