BANDAGEM NEUROMUSCULAR (KINESIO TAPPING)

19-06-2011 20:08


 Fisioterapia passada a limpo
 
Ser um esportista, amador ou profissional nos traz um prazer inimaginável, que proporciona uma injeção de bem estar que só o esporte pode provocar. Porém, muitas vezes o esporte vem acompanhando de algum desconforto ou dores, causadas por excessos de treinos, fadiga musculares, alterações posturais, enfim, algumas intercorrência indesejadas.
A Fisioterapia traz ao atleta mais uma nova modalidade de alivio de dor, de origem oriental, e que de maneira ainda mais frequente vem sendo adotada pelos atletas de elite no mundo todo em eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo, em quaisquer modalidades.  Essa técnica no Brasil é conhecida com BANDAGEM NEUROMUSCULAR (ou KINESIO TAPPING).

O principio da Bandagem Neuromuscular está na integração da pele aos outros tecidos, como a musculatura e ligamentos. A Bandagem realiza uma determinada estimulação nervosa através do tecido cutâneo (pele), que por sua vez esse estimulo é conduzido ao cérebro, que envia uma nova “mensagem” que proporciona ao atleta uma sensação de alivio da dor.
A Bandagem Neuromuscular tem ação direta na fraqueza ou tensão muscular, lesões e processos inflamatórios de tendões, alterações de postura, lesões articulares, melhora de tônus e diminuição do inchaço, causando alivio de dor e melhora na condição funcional.
A Bandagem possui um componente elástico que aplicada de maneira adequada não restringe as atividades articulares e musculares, e pode potencializar o desempenho do atleta no regresso à lesão. Em sua composição a bandagem não possui nenhum tipo de medicamento, sendo seu efeito exclusivamente relacionado à função mecânica determinada pelo Fisioterapeuta.
No esporte, a BANDAGEM NEUROMUSCULAR é atualmente utilizada na prevenção de lesões, recuperação de processos cirúrgicos e reabilitação funcional do atleta. De forma prática, podem-se usar exemplos como lesão muscular, tendinites, entorses, bursites, enfim, a variabilidade da aplicação da Bandagem é enorme, e seu bom funcionamento é dependente de uma boa aplicação pelo fisioterapeuta, baseado nas queixas de dor e características de lesão.
A BANDAGEM NEUROMUSCULAR apresenta resultados satisfatórios, porém é preciso salientar que a eficácia de seu efeito é relacionado à boa condição do atleta global do atleta, e um tratamento adequado proposto pelo Fisioterapeuta. 
Por: Dr. Saulo Davi
Voltar