Aos cuidados de Airton, elenco brasileiro está sempre vistoso

02-11-2010 10:13

Zerosa Filho/CBFS

Airton durante um dos treinos da seleção brasileira de futsal Sub 20

Medellín (COL) - Aos 44 anos, o roupeiro e massoterapeuta José Airton Alves, o Airton, é uma das figuras mais queridas da seleção brasileira de futsal. Cheio de ginga, o gaúcho de Porto Alegre (RS) está reunido com a seleção Sub 20 na Colômbia, onde o Brasil luta pelo tetracampeonato Sul-Americano da categoria.

Se não bastasse o trabalho de aliviar dores musculares e relaxamentos com o toque de suas mãos, Airton ainda é responsável pela rouparia dos 13 jogadores e de toda comissão técnica nacional. Ou seja, deixar os integrantes da delegação bem uniformizados (vistosos) também é sua função.

Pai de três filhas (Lindiane, Lisiane e Luciele), o namorado da Maria Deufina está com o seu quarto sempre abarrotado de materiais esportivos, muitos por sinal. Na seleção de futsal desde 2006, o ex-confeiteiro, empacotador, vigia e outros, já conheceu mais de cinco países acompanhando o time mais vencedor do salonismo mundial.

“Olha vou ser sincero, eu acredito que trabalhei com tudo nesta vida. Empacotador, padeiro etc. Por pouco não me tornei vigia de carro forte. Também cursei uma faculdade de enfermagem, mas não conclui o curso não, apenas comecei mesmo. Cheguei à seleção através de um convite do Reinaldo Simões (supervisor), com quem eu atuei na Ulbra (RS), e aqui estou até hoje”, comentou Airton.

Sobre sua trajetória no esporte da bola pesada, o gaúcho explicou um pouco. “Eu era vigia do ginásio Gigantinho, então um dia recebi um convite para me tornar roupeiro da Ulbra, isso foi em 1997. Também fui parar no futebol de campo, onde não fiquei muito tempo, pois prefiro o futsal”, revelou.

Sempre sorridente, Airton, chamado carinhosamente pelos jovens atletas de Negão, ainda arruma tempo para cuidar do seu físico. “Quando estou em Porto Alegre malho sempre em casa, aqui o tempo é mais curto, mas mesmo assim procuro fazer uma academia quando possível”, disse o roupeiro e massoterapeuta, vaidoso.

O selecionado canarinho volta a jogar nesta terça-feira (2/11) pelo 4º Campeonato Sul-Americano Sub 20. Desta vez, ainda em confronto válido pela primeira fase, o Brasil terá pela frente os paraguaios, que estrearam empatando com a Argentina. Em caso de derrota paraguaia, o time comandado por Vander Iacovino garantirá presença antecipada na fase semifinal da competição.

Voltar