Análise dos fatores motivacionais na performance dos atletas de futsal da categoria infantil na cidade de caratinga

24-06-2011 09:22

1 – Introdução:

Sabe-se que, o esporte é um fenômeno sócio - cultural que envolve várias pessoas, que se divertem e entretêm, outras que tem por finalidade, uma profissão. Contudo, é uma forma de interagir as pessoas.

O esporte tem se constituído, num dos fenômenos socioculturais mais importantes do século XX. Devido a esse motivo, mobiliza um enorme número de pessoas, materiais, instalações e recursos financeiros. Mas para que estes investimentos possam ser multiplicados, é necessário o sucesso nas competições e este está baseado principalmente na produção do atleta (BECKER & SAMULSKI (1998)).

Uma equipe esportiva representa uma das mais expressivas manifestações interativas e operacionais em busca do sucesso coletivo. Exigem que os indivíduos se tornem inteiramente conscientes do fato de pertencer às suas equipes e de bem viver dentro delas (SIMOES, 1998).

Neste contexto, o fator psicológico é fundamental para construir conhecimentos condizentes para a performance dos atletas. O estado mental, emocional e psicológico das pessoas tem relação direta com o desempenho deles nas suas atividades.

Brandão (2000), fala que a "preparação psicológica possibilita lidar com questões como estresse emocional, tomada de decisões, liderança, competitividade, cooperação, motivação e demais aspectos que têm relação com a performance esportiva".

No entanto, o fator motivacional tem um grande papel na atividade física. Ele, além de indispensável para o ser humano em seu cotidiano, é seguidamente citado como uma das razões prioritárias ao desempenho com sucesso e também ao insucesso no campo das competições esportivas.

Percebe-se que, além de atribuir um equilíbrio emocional, a psicologia também é considerada como um importante diferencial nos momentos de grandes decisões e situações adversas, que podem aumentar o rendimento esportivo.

Psicologia no esporte é a transposição da teoria e da prática das várias especialidades e correntes da psicologia para o contexto esportivo, seja no que se refere a aplicação de avaliações para a construção dos perfis, seja no uso de técnicas de intervenção para a maximização do rendimento esportivo, ( FEIJÓ, 2000).

No entanto, a psicologia no esporte, é um meio de intervenção que nem todas as equipes esportivas adquirem e advém de profissionais da área, algumas, por falta de apoio financeiro outra por falta de estrutura. Por isso que no confronto de equipes do interior contra equipes de capitais, normalmente prevalece os que têm mais infra-estrutura.

"Membros de times vencedores percebem que os amigos e familiares auxiliam, amparam e encorajam os atletas, fornecendo uma estrutura de apoio para que os atletas possam manter o foco de sua atenção na competição" (GOULD & cols, 1999).

Pode-se entender então que os fatores motivacionais interferem nos atos comportamentais indivíduais e coletivos de equipes esportivas.

O grande valor de se investigar a os fatores motivacionais, é justamente definir o que pode ser feito em relação aos princípios inseridos no esporte, o que traz em benefício para a equipe?

Baseando-se nesse contexto, pretende-se, elaborar uma investigação da equipe infantil do Caratinga Tênis Clube, procurando a melhora no desempenho dos atletas, em uma partida.

Este estudo intercala variáveis situações de indivíduos, através de uma visão geral do que esta acontecendo no mundo atual, e podendo dar atenção a uma filosofia importante em nosso ambiente para que faça dessa ciência indispensável em nosso cotidiano.

A preparação psicológica hoje é indispensável para o atleta. Aquele que ignora os benefícios dessa ciência, dificilmente sobreviverá no ambiente do esporte.

A relação mente - corpo tem sido observada e admitida por vários treinadores e atletas já há algum tempo. O estado mental, emocional e psicológico das pessoas tem relação direta com o desempenho delas nas suas atividades. Quando mais de um atleta ou equipe esportiva possuem a mesma capacidade física, vencerá aquele que estiver mais bem estruturado psicologicamente: mais bem preparado mentalmente e mais bem adaptado emocionalmente.

A finalidade básica do preparo psicológico de uma equipe é o desenvolvimento da atitude de cooperação, de ajuda mútua.

É preciso trabalhar também o conceito social de interdependência entre os atletas para poderem alcançar o objetivo.

A base da preparação psicológica, ou seja, alcançar um estado psicológico que permita uma performance de alto nível é o trabalho físico, tático e técnico, tal que, a confiança e segurança, são elementos fundamentais para o sucesso dos atletas e da equipe como um todo. A partir daí aplicar técnicas por especialistas na área da psicologia desportiva somando esforços na busca do amadurecimento e crescimento psicológico da equipe (RIBEIRO, 2004).

Sendo a preparação psicológica reconhecida como importante pela grande maioria dos profissionais da área, por que ela é tão pouco praticada? Primeiramente porque muitos acreditam que ela seja inata e, portanto, não há mudança. Além disso, as técnicas desenvolvidas com esta finalidade são, na sua maioria, desconhecidas para muitos treinadores. O adversário mais difícil de todo competidor é o seu psicológico: o nervosismo, a ansiedade, a distração, as dúvidas e incertezas, a autocrítica, o desânimo, esses são obstáculos difíceis de satisfação que se tem com a prática do esporte.

Analisando o pressuposto decorrido, sabe-se que o fator motivacional sendo uma área da psicologia, estabelecida em função de uma atividade que, entende o estudo do comportamento dos indivíduos na prática do esporte.

Em toda ação, presente em um esporte existe um envolvimento psicológico mental, sendo esse consciente ou não, mas a qualidade desse envolvimento terá fundamental importância no resultado da ação. È, pois nesse entendimento que a psicologia desportiva entende - se com o esporte, a partir dela e com sua enorme importância, que desperta a compreensão e o seu desempenho, apresentado por cada indivíduo de sua maneira a apresentar em seu comportamento na situação na prática desportiva.

A cooperação de ambas (psicologia do esporte e o esporte) faz com que se tenha harmonia no seu desenvolvimento habitual com relação ao desporto e também em seu cotidiano.

Com o relato citado acima, pretende - se analisar o comportamento dos atletas de futsal, da categoria infantil do Caratinga Tênis Clube dentro de quadra, percebendo qual a relação da psicologia do esporte na prática, quais os meios que podem possibilitar uma intervenção eficaz no momento do jogo.

Analisando esses conceitos, será que, a análise dos fatores motivacionais na performance dos atletas de futsal sofrerá modificações?

1.1 - Objetivos:

1.1.1 - Geral:

·Analisar os fatores motivacionais na performance dos atletas de futsal na cidade de caratinga.

1.1.2 - Específicos:

·Contextualizar a psicologia do esporte;

·Fundamentar o desporto futsal nos aspectos;

·Analisar os fatores motivacionais da equipe de futsal do Caratinga Tênis Clube;

·Verificar os fatores motivacionais da equipe de futsal do Caratinga Tênis Clube.

.

1.2 - Justificativa:

È possível ter uma relação entre o futsal e a psicologia desportiva, pois, há diferenças de comportamento durante uma partida, tem atletas que têm seu desempenho esperado e há aqueles que não se sobrepõe do que é capaz de fazer

Entretanto a presença de sintomas como indisposição, inquietação, insegurança, e pensamentos derrotistas, entre outros, dificultam sua capacidade de concentração minimizam o aproveitamento de suas habilidades. Este aspecto deve levar em conta que as tensões emocionais podem ser prejudiciais em um jogo ou em uma competição, diminuindo assim a concentração mental.

Apoiado nos pontos relatados acima, se faz necessário investigar sobre o momento psicológico antes e durante uma partida no futsal.

1.3 - Hipótese:

Pressupõe-se que, os fatores motivacionais podem influenciar na performance dos atletas de futsal da categoria infantil do Caratinga Tênis Clube, pois analisando o estudo teve a obtenção da eficácia do trabalho psicológico nos atletas de futsal.

.

1.4 - Delimitação e Limitação:

Este estudo tem como a delimitação, atletas de futsal do sexo masculino da categoria infantil do Caratinga Tênis Clube, na cidade de Caratinga - Minas Gerais, filiado à federação mineira de futsal que disputam campeonatos regionais e estaduais.

Não serão controladas algumas variáveis, entre elas: o local aonde ocorrerá à partida e torneios disputados pelos atletas sem significância regional ou estadual.

.

1.5 - Definição de Termos:

·Psicologia: "psicologia é o ramo da ciência que estuda os fenômenos da vida consciente, na sua origem, desenvolvimento e manifestações" (BRITO 1994b: 173).

·Performance: Segundo Rubio (2000), é fundamental construirmos conhecimentos relacionados á performance no esporte condizentes com as especificidades culturais e regionais do contexto, no qual os atletas estão inseridos.

.Psicologia do Esporte: é a transposição da teoria e da prática as várias especialidades e correntes da psicologia para o contexto esportivo, seja no que se refere à aplicação de avaliações para a construção de perfis, seja no uso de técnicas de intervenção para a maximização do rendimento esportivo (RUBIO, 2000, 2002).

.Interação social:O processo de interação na visão de Carvalho (1981) citado por Schwartz (SD), diz respeito à ação recíproca dos indivíduos em situação social, com ação e reação de uns frente aos outros, pressupondo um contato social, o qual, conforme esta autora pode se dar de modo primário, se é direto, íntimo, pessoal e face a face; de modo secundário, quando é indireto; de modo simpático, quando não exige normas e é mais espontâneo, como nas reuniões entre amigos e de contato categórico, onde prevalece o desempenho de papéis definidos e regulados socialmente.

·Futsal: Segundo Melo (2004) "É um esporte que se assemelha com o futebol, mas diferente, pelo diminuto espaço e pela pouca necessidade de material,  e  que requer do praticante, o uso de todas as suas funções psicomotoras vindo de encontro as necessidades e anseios da comunidade discente".

2- Fundamentação teórica:

2.1 - Psicologia do Esporte:

A Psicologia do Esporte começa a ser desenvolvida a partir da ascensão do esporte espetáculo, na tentativa de melhorar o rendimento do atleta através de um maior controle emocional. Busca, inicialmente, que o indivíduo possa controlar ao máximo as variáveis emocionais intervenientes em seu desempenho (ansiedade, concentração, etc), (VALLE) 2003.

A psicologia do esporte é uma das técnicas mais preponderantes e eficazes que se vêm hoje em dia. Além de obter técnicas específicas, é possível alcançar uma melhora no rendimento, uma vez que, o objetivo final é ter uma relação da mente com o corpo. Segundo Rubio citado por Valle (2003),

A Psicologia do Esporte começa a ser desenvolvida a partir da ascensão do esporte espetáculo, na tentativa de melhorar o rendimento do atleta através de um maior controle emocional. Busca, inicialmente, que o indivíduo possa controlar ao máximo as variáveis emocionais intervenientes em seu desempenho (ansiedade, concentração, etc.).

No entanto, tem se constituído hoje, um desafio paragmático sobre a psicologia. O esporte contribui e muito para uma visão global do que é psicologia e para que ela sirva. A associação com o rendimento esportivo, trouxe aos olhares da sociedade uma superação conscientizadora do esporte com finalidade competitiva, assim o atleta pode ultrapassar diversas dimensões psicológicas como a afinidade, a união e o bem estar de um grupo social.

2.2 - Psicologia do Esporte no Brasil:

A psicologia do esporte vem ganhando uma grande importância em nosso país, consolidando suas características psicológicas no meio esportivo, absorvendo assim vários profissionais da área da psicologia.

Inicialmente, a psicologia do esporte tinha seu foco de atenção na abordagem individualista. Entretanto, mostra-se que esta técnica ligada à psicologia geral está sendo usada não só na abordagem individual, mas também grupal, gerando ênfase na intervenção de problemas casuais psíquicos. Tendo isso em prática, revela uma preparação para trabalhar o desenvolvimento psíquico do indivíduo, enfocando uma auto - regulação dos processos psicológicos. Segundo Thomas apud Machado (1997) citado por Junior (2004), a psicologia do esporte investiga como disciplina científica, as causas e os efeitos dos processos psíquicos que acontecem com o ser humano, antes, durante e depois de uma atividade esportiva ou de lazer.

A psicologia de maneira como se encontra organizada hoje, foi reconhecida como profissão apenas em 1962. Isso representou um grande movimento em duas frentes: na profissional e na acadêmica. Na profissional, porque foi um período de concessão do registro de atuação profissional àqueles que já vinham exercendo, ao longo de vários anos, atividades que, a partir daquele momento, eram caracterizadas como de âmbito do psicólogo. Já na esfera acadêmica, o movimento foi de outra ordem, porque, apesar de possuir um corpo técnico individual na prática clínica, em outras áreas, principalmente na educação e em recursos humanos, a psicologia procurava se afirmar como ciência. Nessa época, houve a criação e a sistematização de um grande número de testes psicológicos que buscavam quantificar e"medir" a inteligência, o comportamento, a personalidade e outros temas considerados da área da psicologia. Os instrumentos psicomáticos desenvolvidos foram os utilizados com a Seleção Brasileira de Futebol vigente (RUBIO, 2003).

Para tanto que, a psicologia a partir do momento em que foi se caracterizando como ciência, houve naquela época, diferentes tipos de pensamentos em relação à psicologia, afetando vários profissionais e principalmente concepções voltadas à área.

O marco inicial da psicologia do esporte no Brasil foi em 1958, dado pela atuação e por estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria. Atuou junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista no qual permaneceu por acerca de 20 anos. Esteve presente na comissão técnica da Seleção Brasileira que foi à Copa do Mundo em 1958, a qual conquistou o 1º título mundial para o nosso país, na Suécia. Porém, a psicologia ainda não considerava as capacidades psicomotoras dos indivíduos, enfatizando mais as intelectuais, vistas através dos testes psicométricas. Em vista disso, os trabalhos de Carvalhaes deixaram a desejar nesta época (MACHADO, 1997).

"Quase meio século após a atuação pioneira, a psicologia do esporte no Brasil segue seu próprio rumo em diversas direções, desenvolvendo várias psicologias do esporte, distintas devido ao referencial teórico que sustenta essa produção acadêmica e prática" (RUBIO, 2003).

2.3 - Psicologia do esporte no Futsal:

O esporte é uma atividade complexa, onde se manifesta a personalidade dos indivíduos participantes. A inter - relação do ser humano com a atividade física ocupa um lugar nas relações da natureza, como os processos afetivos do atleta.

É relevante a identificação das emoções apresentadas pelos atletas, nos treinamentos e competições, e em qualquer prática esportiva existente, pois nelas, que o indivíduo interage no meio social, principalmente no futsal, que é o esporte mais praticado no Brasil.

Além de ser um dos esportes mais praticados no mundo, é em diversas ocasiões, uma intervenção no âmbito social, aonde acontecem trocas de sentimentos e valores específicos de vida, objetivando a satisfação do prazer e o comportamento perante o grupo social nele inserido.

Atualmente, os grandes clubes de futsal adaptam essa psicologia do esporte à inter - relação grupal dos atletas diante os treinamentos e competições, para que o rendimento destes seja de qualidade, e podendo adicionar um bom desempenho esportivo de produção qualificativa, principalmente no que se refere às emoções, tanto positivas quanto negativas, obtendo melhor resultado.

"Na maioria das equipes de futsal, se caracterizam pela força do grupo, pela união e superação. Muitos grupos inclusive crescem ao momento das dificuldades e adversidades" ( VOSER, 2005 ).

È nesse sentido que uma equipe de futsal para ser competitiva e vencedora, precisa usurfruir de métodos específicos, como a psicologia do esporte, para que o trabalho em equipe possa ser produtiva e harmônica. Em outras palavras, segundo Voser (2005), "crie as condições necessárias para a participação e contribuição das pessoas e também de coordenar e orientar as forças voltadas para objetivos relevantes".

2.4 - Psicologia: O grupo social.

A noção de grupo é fundamental, e parte a um princípio no quais seus membros desenvolvem uma atividade em comum. Em um grupo social há vários tipos de sujeitos que conseqüentemente há processos de aprendizagem, de ensino e o próprio meio de viver.

"Desta forma, para um indivíduo que se encontra inserido em um grupo, a probabilidade de ser reforçado é aumentada, visto que as conseqüências reforçadoras geradas pelo grupo excedem facilmente os totais das conseqüências que poderiam ser conseguidas separadamente" (DA SILVA, 2004).

Dentre esses processos de vida em nosso cotidiano, há dificuldades inserido no próprio ambiente em que o sujeito está presente, as relações interpessoais é um grave problema a ser discutidoe avaliado. A necessidade de um grupo social ter uma compreensão e avaliação de cada indivíduo do grupo é de extrema importância, pois sabemos que, uma aliança conjugada para se viver bem é essencial hoje em dia para o ser humano. Segundo Rodrigues (2003),

Os grupos sociais possuem características próprias, independente da soma das partes que os integram. Daí a necessidade de estudar - se a dinâmica que emerge da interação entre os membros do grupo. Pequenas modificações nos elementos integrantes do grupo podem afetar essa dinâmica, fazendo com que o grupo apresente características diferentes.

No grupo social acontecem divergências no complexo grupal como, a necessidade de interagir com os sujeitos, o interesse, a ganância, o instinto impulsivo do ser humano que leva a superioridade ou a inferioridade dos demais indivíduos no relacionamento conjugal do grupo. Para Bock, Furtado e Teixeira (2005), "os objetivos do grupo irão sempre prevalecer aos motivos individuais".

Nessa questão avaliamos que o ser humano é invejoso e tende fazer o máximo para si, não relacionando uma visão global do entendimento da interação social entre os membros da sociedade.

Em nossa própria sociedade inserida (o ser humano), estamos alheios há várias situações de transformações sócias - pedagógica que nos leva a perceber o

comportamento do indivíduo, na perspectiva de mudança no processo de evolução humana. O grupo social em que está inserido possibilita ao ser humano, uma interatividade com o meio social, correlacionando com o próprio ser ( vida ), em que a fidelidade e atitudespossibilitam uma certa regularidade na relação com o meio. Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2005), "a fidelidade ao grupo dependerá do tipo de pressão exercida".

Nossas atitudes podem ser modificadas por um novo comportamento, novas situações a vir na interação de novos grupos sociais, isso é comum acontecer, pois estamos sujeitos a mudanças e formação de conhecimentos que segundo Bock, Furtado e Teixeira ( 2005 ) falam que, "não existem grupo abstrato, mas sim, um processo grupal que se reconfigura a cada momento".

Assim, podemos perceber que, o ser humano está destinado a um processo de socialização, nesse processo o sujeito torna - se membro de um determinado conjunto social que está alheio a transformações da sociedade e do próprio indivíduo.

Cada grupo social possui sua dinâmica própria com características diferentes das partes que o integram. O poder do grupo se dá pela afetividade e da interação que neles rege. Todos os grupos apresentam um sistema de pressão, exercida pelos líderes ou qualquer indivíduo que tenta evitar discordâncias. Tais grupos precisam ou dependem desse sujeito diferenciado para a produtividade do grupo seja satisfatória e positiva.

Portanto há de estabelecer uma coesão grupal, para que os sujeitos nele inserido, tenha uma maior satisfação e que possibilita ao sujeito uma melhor atração pelo grupo. Para Rodrigues (2003), "coesão grupal pode ser definida como a quantidade de pressão exercida sobre os membros do grupo para que nele permaneçam".

2.5 - Motivação:

"Uma das questões mais discutidas entre os psicólogos, técnicos e atletas relacionados à Psicologia do Esporte consiste em como motivar o atleta", (LOTT, 2004).

O assunto relacionado à motivação, tem alcançado grande importância atualmente. A palavra motivação exerce um grande efeito sobre pessoas principalmente quando refere - se à prática de atividades físicas. Na proposta de Atkinson (2002)," a motivação dirige o comportamento para um determinado incentivo que produz prazer ou alivia um estado desagradável". Já Becker Jr. (2000)," considera um fator muito importante na busca de qualquer objetivo pelo ser humano, pois os treinadores se reconhecem este fato como sendo principal, tanto nos treinamentos como nas competições".

È evidente que o fator psicológico: (motivação), é um elemento importante para os atletas se auto - confiarem e produzirem. Com uma preparação psicológica adequada os indivíduos podem - se tornar produtivo nas partidas e na condução de sua vida cotidiana.

A motivação é um aspecto tanto quanto importante quanto o aspecto físico. A motivação é algo que depende de muitos fatores. Segundo Tresca e De Rose Jr.(2003) "a motivação é um fator psicológico que está relacionado à atividade física, seja no aspecto daaprendizagem ou no desempenho".

"No caso do desportista, depende de como percebe suas possibilidades, das relações que tem com o treinador, da interação com seus companheiros de equipe, da pressão familiar a favor ou contra sua atividade, da capacidade de dominar suas emoções, fatores que não podem ser reduzidos ao biológico, pois que dependem do seu funcionamento psicológico", (CASAL, 2000).

Assim, o profissional de Educação Física não deveria só preocupar com o físico, mas também com o aspecto psíquico. Muitas vezes esses aspectos são determinantes para o desenvolvimento das práticas esportivas, independente da natureza.

2.6 - Momento psicológico no decorrer das partidas:

O momento psicológico é citado por Eisler & Spink (1998), "como uma das razões subjacentes ao sucesso e também ao insucesso no campo dos esportes". Nesse aspecto pode se definir uma alteração positiva ou negativa nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais, causada por um evento ou uma série de eventos. Esta alteração pode resultar em uma mudança de performance do atleta numa partida, que consequentemente, mudará o resultado do jogo ou da competição.

Em toda a ação do indivíduo, em um jogo, existe um envolvimento psíquico, dependendo da importância, o seu envolvimento será de grande confiança. Por exemplo, quando um jogador divide uma bola com o adversário, desperta nele (atleta) sentimentos de triunfo, de posse, de competição, e isso vai favorecer uma mudança de comportamento durante uma partida.

Este momento psicológico pode ou não favorecer o atleta, dependendo da situação de jogo em que ele está.

2.7 - Apoio da família e dos amigos:

A interação dos familiares deve acontecer constantemente, levando sempre em consideração o seu auxílio na formação de conceitos educacionais (relativos ao esporte, em específico neste momento) e psicológicos positivos. Valorizar ações, procurar pontos positivos de equilíbrio para equilibrar os negativos, são algumas atitudes que podem ser tomadas e que irão acrescentar na formação do atleta dentro do contexto esportivo. Além disso,

Membros de times vencedores percebem que os amigos e familiares auxiliam, amparam e encorajam os atletas, fornecendo uma estrutura de apoio para que os atletas possam manter o foco de sua atenção na competição ( GOULD & cols., 1999 ).

Desde essa perspectiva, os amigos, a comissão técnica, os outros jogadores do time e os familiares fazem parte do suporte informal.

É claro e óbvio que ajuda familiar e dos amigos são favoráveis para o estimulo do atleta para a prática. O indivíduo atleta se sente realizado, por cima de tudo e de todos, se sente motivado com uma vibração positiva, que, por conseguinte, seu comportamento modifica e suas tarefas saem bem elaboradas e com sucesso, sua performance entra num estágio de superação e torna um elemento importantíssimo para a prática da atividade, seja qual for ela.

2.8 - União do grupo de jogadores:

O fator grupo tem uma relação muito forte com o desempenho da equipe. A facilidade de comunicação entre os jogadores favorece uma boa performance dentro da atividade. Nesse sentido, a presença de um líder, é um componente muito importante para auxiliar nessa integração, porém podem acontecer transtornos para quem vai receber essa responsabilidade, mas os jogadores irão Ter em quem confiar, geralmente é o mais experiente do time. Assim sendo "nas equipes coesas, os atletas se incentivam para que cada um faça o máximo possível para auxiliar o time em campo" (GOULD & cols, 1999).

A característica de um grupo é a interação entre seus membros, pois todos eles dependem um dos outros, assumindo objetivos comuns, onde há linhas de comunicação livre e aberta. O essencial para um grupo é que haja a necessidade de um sentimento de identidade coletiva, pela quais seus integrantes o consideram uma unidade em si mesmo, diferente dos demais (BECKER JR. 2000).

2.9 - Estresse e o Esporte:

Segundo Becker (2000), o estresse, bem como outras variáveis intervenientes no desempenho esportivo, vem sendo estudado ao longo do tempo diversos pesquisadores no campo da Ciência do Desporto. A influência do estresse na performance atlética é uma constante preocupação da maioria dos treinadores e atletas.

O estresse acontece quando há um desequilíbrio substancial entre as demandas físicas e psicológicas impostas a um ser humano, sob condições em que a falha em satisfazê - las tem conseqüências importantes, e sua capacidade em responder satisfatoriamente (WEINBERG & GOULD, 2001).

São muitos fatores externos que fazem levar ao estresse como, estímulos de dor, barulhos ou vibração, situações de perigo e etc.

Quando algum indivíduo atleta esta meio perturbado e traz seus problemas para dentro do ambiente esportivo, ou seja, para o time, geralmenteacontece alguns distúrbios e confusões sem motivos, que pode atrapalhar a sua performance dentro de sua atividade física, (de qualquer natureza).

Noce et al. (2001) citado por Langoski (2002) concluíram que,

Existem condições de estresse específicas para cada modalidade; que as técnicas de controle do estresse devem estar integradas ao programa de preparação psicológica, e para que o atleta possa ter seu comportamento melhor regulado nos treinos e nas competições, é necessário preocupar-se com a contextualidade social e familiar do atleta e ainda o treinador deverá desenvolver a capacidade de solucionar conflitos.

Alguns exemplos como, a insatisfação, o fracasso, os conflitos internos, viagens muito longas, distancia dos parentes, se tornam fatores preponderantes para o estresse do jogador. Com isso a performance individual e coletiva acaba desgastando o grupo.

2.10 - A performance e as partidas principais:

Todo atleta espera por um grande momento, ou seja, uma grande partida, uma partida importante. Ele faz com que essa grande espera por competições, de âmbito estadual e regional, tenha uma importante influência em sua performance. Todos os indivíduos que praticam esporte de âmbito estadual e nacional têm aquela ansiedade de chegar no dia e na hora da partida. No entendimento de Cratty (1984) citado por Junior (2004), "a ansiedade pode ser denominada como um grau anormal de apreensão causado por uma situação ameaçadora e também como um traço de personalidade relacionado à tolerância e tensão em geral".

Muitas equipes de grande porte, têm o rendimento esperado nos torneios. Outras, entretanto, falham e seu desempenho fica muito abaixo de sua capacidade. Isto acontece por causa da infra - estrutura da equipe, de modo geral.

Nessas partidas, a performance dos atletas podem se superar ou não estabelecer o rendimento esperado. São vários fatores que podem ajudar ou atrapalhar a produtividade: emocional, indisposição, estresse, motivação, união do grupo, o trabalho físico, tático e técnico, liderança, competitividade, cooperação e demais aspectos que poderão sofrer mudanças, dependendo do ambiente em que o atleta se encontra.

Assim sendo, para obter o sucesso individual e coletivo, muitas vezes, a equipe tem que estar bem preparada psicologicamente para enfrentar desafios problemáticos e aproveitar as grandes conquistas.

3- Metodologia

3.1 - População/ Amostra:

O trabalho teve por fim utilizar uma equipe de futsal da categoria infantil, com total de 09 atletas participantes, na faixa etária de 14 a 15 anos de idade, nascidos em 1991 e 1992, sendo todos do sexo masculino, os atletas foram selecionados aleatoriamente pelo pesquisador.

3.2 - Instrumento Utilizado:

Para obter os resultados foi elaborada uma pesquisa qualitativa de campo, buscando coletar dados através de entrevistas individuais e coletivas, que abordam as relações estabelecidas no local, pressões sofridas, e questões relacionadas ao seu rendimento, utilizando questionário junto aos atletas do clube.

3.3 - Procedimentos e Coleta de dados:

Foi selecionado o Caratinga Tênis Clube para ser o centro da coleta de dados, pois nele, há um trabalho sendo realizado em sua categoria de base.

O questionário foi aplicado durante uma competição regional ou estadual importante no cenário do futsal (JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais).

No processo de avaliação levará considerações: o nível de importância das partidas, a preparação psicológica pré e pós-partida, momento de descontração, a união do grupo, o apoio da família e da comissão técnica.

Para coleta de dados foi marcado um horário para o preenchimento do questionário no período da competição. Os atletas e comissão técnica serão avisados com antecedência o objetivo do estudo. Em caso de dúvidas sobre o questionário, não haverá problema, pois o investigador estará acompanhando o trabalho. Data do preenchimento do questionário: 23/03/06 as 18h00min no Caratinga Tênis clube em horário de treino da equipe.

4 - Discussão e Apresentação dos Resultados:

1)A influência de torcida muda seu comportamento durante uma partida?

Nesse gráfico, 90% das respostas dizem que a influência da torcida pode resultar na mudança de comportamento do atleta durante a partida. Segundo Rocha (2004) "a torcida tem um grande papel durante os jogos e tem o poder de influenciar de forma clara os atletas, motivando - os ou não".

O rendimento da equipe pode ser tanto positivo quanto negativa segundo as respostas dos atletas. Em uma fala do atleta, ele cita (...)" porque quando esta a favor ajuda mais o time, e quando esta contra confunde um pouco" (...).

Nessa resposta podemos esclarecer um pouco sobre a relação do atleta para com a torcida. Ele argumenta quese a torcida estiver a favor, o desempenho da equipe será positiva e se estiver contra a performance dos atletasserá prejudicialno rendimento dos companheiros.

Esta relação entre o indivíduo e fatores extrínsecos afeta a maioria dos jogadores que não estão preparados para uma competição competitiva, que se sobressaem de acordo com o ambiente envolvido.

2)O Fator motivacional durante uma partida é importante para a equipe?

Na segunda pergunta 70% das respostas enfatizam que o fator motivacional durante a partida é relevante para o grupo e 30% diz que sempre a motivação é de suma importância para o rendimento dos atletas.

Times que têm maior capacidade de manter um alto nível de motivação, tendem a ter uma boa performance. Os jogadores dessas equipes são autoconfiantes, direcionam sua energia à conquista de seu objetivo na competição e se esforçam ao máximo para conseguir o melhor desempenho possível (Gould & cols, 1999).

Percebemos que a motivação é um aspecto interdependente da equipe, ela própriaesteja consciente e coesa em torno de seus objetivos comuns. O estar "unido" atribui um significado de extrema importância para o grupo, a dinâmica de aproximação dos indivíduos torna - seindispensável para a realização da atividade.

Diante dos resultados desse questionamento um atleta respondeu exatamente o conceito acima citado: "quanto mais motivador a equipe está ela vai jogar com mais confiança e fica bem mais fácil vencer a partida.

3) O apoio da família e comissão técnica são importantes para a sua performance durante a partida?

O terceiro gráfico apresenta uma alternância nas respostas dos atletas, 50% responderam que o apoio da família e da comissão técnica é motivante durante uma partida, e outros 50% atribuíram entre" as vezes e sempre ".

Conseguimos entender que os atletas não dispensaram a questão de afetividade dos membros mais próximos, foi relevante ter o apoio de ambas as partes durante a partida, pois proporcionaramum suporte social no decorrer da competição.

De acordo com Jackson e colaboradores apud Corrêa et all (2000) atentam para a importância do que chamam de suporte social, ou seja, as pessoas com que os jogadores podem contar para auxilia - los na preparação e no decorrer da competição. Desde essa perspectiva, os amigos, o técnico, os outros jogadores do time e os familiares fazem parte do suporte informal, enquanto o psicólogo esportivo e os administradores dos clubes compõem o suporte formal aos atletas.

4)A união do grupo é relevante durante uma partida?

No quarto gráfico podemos perceber que os atletas não se diferem das respostas. Ambos relacionaram a união como um fator indispensável para co-relacionamento da equipe.

Basicamente, o processo de rendimento dos atletas em usar a estruturade relacionamento com sentimentos pessoais, pode acarretar o ajustamento de um grupo. Exemplo disso há na resposta de um dos atletas: "Sim, porque o companheirismo ajuda a equipe a chegar na vitória, e se perde o grupo está preparado para a derrota".

Contudo, segundo Da Silva ( 2004 )," a coesão é um tema de grande importância para acompreensão do sucesso de uma equipe ".A relação existente da equipe com a união, é relevante para com o rendimento dos jogadores, sendo que, a capacidade de se produzir, pode levar a bons desempenhos esportivos e como também será possível ultrapassar obstáculos existentes na vida do atleta.

5) A concentração antes das partidas é recomendável para que o foco de atenção esteja voltado para a competição. É relevante para você estar em concentração antes das partidas?

O resultado do questionamento do quinto gráfico revela a concentração recomendável para a equipe, pois é de suma importância para que o jogador fique com o foco direcionado para a competição. Segundo alguns atletas: "é bom você concentrar, pois você pensa o que poderá fazer de bom pro time, os lances que poderá fazer na partida, assim não desviando o foco que é o jogo " , "porque com a concentração você consegue fazer uma partida melhor" , "porque com isso sua preocupação fica voltada totalmente para dentro de quadra e não para a torcida ou sua parte emocional fora de quadra ".

Como citado acima, segundo Rocha (2004), "é recomendado que seja trabalhado com os atletas técnicas de concentração e foco de atenção para que a torcida não seja um estímulo tão influente para o mesmo".

5 - Conclusão:

Nesse estudo foi ressaltada a importância dos fatores psicológicos em um grupo de atletas, o comprometimento de se ter um preparo psicológico antes e durante as partidas. Portanto concluímos que a psicologia do esporte "busca inicialmente o indivíduo possa controlar ao máximo as variáveis emocionais intervenientes em seu desempenho" VALLE (2003). Sabemos que é imprescindível o uso do trabalho psicológico em atletas nas competições atuais para que os mesmos tenham seu rendimento esportivo condizentes a pratica do futsal. Sem uma organização do conjunto não há sucesso no trabalho.

No futsal atualmente é muito comum os atletas apresentarem emoções divergentes, contudo este trabalho teve por fim associar essas manifestações com o rendimento do atleta. Para cada fator mencionado no estudo há respostas condizentes que a personalidade do atleta pode sofrer alterações antes e durante uma competição, e isto pode acontecer uma alternância no desempenho dos atletas.

Estas análises no grupo enfatizaram um poder de aproximação cultural entre os atletas à comissão técnica e família, (conforme o questionário seguido em ANEXO). A aliança destes membros ocasiona uma integração grupal, fortalecendo a relação entre o grupo, sua performance entra num estágio de superação e se torna um elemento importantíssimo para a prática de qualquer esporte, tendo como principal objetivo o sucesso.

Contudo percebemos que os fatores mencionados no estudo são de sumo interesse para o desenvolvimento e o futuro do futsal. Sobretudo, em uma equipe esportiva, a relação social é de extrema importância para que a performance dos atletas seja de significância a um objetivo, e que este possa influenciar na produtividade dos mesmos na competição.

Por fim, acreditamos que o conhecimento dos fatores motivacionais na prática do futsal seja condizente para o desenvolvimento de um trabalho consciente e adequado para o esporte.

6 - Anexo - Questionário:

Nome:

Idade:

1)A influência de torcida muda seu comportamento durante uma partida?

SIM ()NÃO()AS VEZES()SEMPRE()

2)O fator motivacional durante uma partida é importante para a equipe?

SIM ()NÃO()AS VEZES()SEMPRE()

3)O apoio da família e comissão técnica são importantes para asua performance durante a partida?

SIM ()NÃO()AS VEZES()SEMPRE()

4)A união do grupo é relevante durante uma partida?

SIM ()NÃO()AS VEZES()SEMPRE()

5)A concentração antes das partidas é recomendável para que o foco de atenção esteja voltado para a competição. É relevante para você estar em concentração antes das partidas?

SIM ()NÃO()AS VEZES()SEMPRE()

CEFISC, (2006).

7 - Referências Bibliográficas:

·ALVES, JoséAugusto et all ( 2002 ); A psicologia do desporto no mundo in Efdeportes- Revista digital. Buenos Aires, ano 8, n° 5.

·ATKINSON, R.; ATKINSON, R.; SMITH, E.; BEM, D. Introdução à psicologia de Hilgard. 13º Ed. Porto Alegre: Artmed. 2002

·BECKER JR. & SAMULSKI. Manual de treinamento Psicológico para o Esporte. Editora Feevale.1° Edição, 1998.

·BECKER Jr. B. Manual de psicologia do esporte e exercício. Porto Alegre: Nova Prata, 2000.

·BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria De Lourdes Trassi. Psicologia: Uma intervenção ao Estudo de Psicologia. 8° edição. São Paulo, SP. Editora Saraiva, 2005.

·BRANDÃO, Regina. Psicologia do Esporte nos Clubes. Phorte Editora. Ano 2, n° 05-Abril/ Maio/ Junho de 2000.

·CASAL, Hiram M. Valdées. Treinamento Desportivo e Psicologia do esporte, in Revista Brasileira de Ciência e Movimento; V.8, n° 4, p. 37- 44, Brasília - DF, Setembro 2000.

·CEFISC. Centro de Estudos do Curso de Educação Física/ UNEC - Centro Universitário de Caratinga, 2006.

·CORRÊA, Daniel Kroeff de Araújo et all ( 2000 ). Excelência na produtividade: A performance dos jogadores de futebol profissional in Revista Elerônica- ScIELO- Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, vol 15, n° 2; Porto Alegre.

·DA SILVA, Rejane Souza. Coesão de Grupo e Rendimento Esportivo, in Interação: Psicologia e Esporte. www.interagir.com.br.

·DE ARAÚJO, Ana Paula. Análise da influencia da psicologia no emocional para atletas de voleibol, com intervenção educativa para crianças, de 14 a 16 anos na escolinha de voleibol da EFISC/ UNEC (Monografia). Centro Universitário de Caratinga - UNEC, 2004.

·EISLER, L. & SPINK, K. S. (1998). Effects of scoring configuration and task choesionon perception of psychological moment. Journal of Sport & Exercise Psychology, 14, 117 –191.

·FEIJÓ, O . G. Psicologia do Esporte e no Esporte. In RUBIO, K (Org). Encontros e desencontros: Descobrindo a Psicologia do Esporte. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

·GILL, D.L.; GROSS, J.B.; HUDDELESTON, S. Participation motivation in youth sports. International journal of sport psychology, p. 1-14, 1983.

·GOULD, D, GUINAN,D. GREENLEAF, C., MEDBERY R. & PETERSON, K.(1999). Factors affecting olympic performance: Perceptions of athletes and coaches from more and less successful teams. The Sports Psychology, 13, 371- 394.

·JÚNIOR, Duílio Berté. Um estudo sobre o nível de ansiedade estado pré - competitivo em atletas de futsal in Efartigos – Revista eletrônica. Faculdade de Pato Branco, Francisco Beltrão/ Paraná, Dezembro 2004.

·MACHADO, Cíntia Sazana et all. Fatores motivacionais que influem na aderência de adolescentes aos programas de iniciação desportiva in Efdeportes - Revista digital. Rio Grande do Sul/ RS, 1998.

·MELO, Fábio Antônio T. O Futsal como Prática Esportiva no meio Escolar, in www.futsalbrasil.com.br, março de 2004.

·LANGOSKI, Mônica Sêncio Paes. Agentes Estressores e Fatores Ergonômicos Relacionados a Atividade dos Profissionais de Triathlon. Dissertação de Mestrado, Universidade de Santa Catarina. Florianópolis - SC, novembro de 2002.

·LIMA, Irani; COELHO, Carolina; BOAZ, Cristine; ROSA, Helena; AGOSTINI, Karen. Técnicas de Futebol e a Prática da Psicologia no Esporte in www.psicologia.com.pt.

·LOTT, Renata. Motivação no Esporte: Uma contribuição da análise do comportamento, in Interação: Psicologia e Esporte, Outubro 2004.

·MALAVASI, Letícia de Matos; BOTH, José. Motivação: Uma breve revisão de conceitos e aplicações in Efdeportes - Revista digital.

·SIMOES, A. C. Liderança e as forças que impulsionam a conduta do técnico e atletas de futebol, em convívio grupal. Revista Paulista de Educação Física., São Paulo,12 ( 2 ): 134- 44 Julho/ Dez. 1998.

·RIBEIRO, Jorge L. S. Conhecendo o Voleibol. Editora Sprint, 2004.

·RODRIGUES, Aroldo. Psicologia Social para Principiantes. 8 ° edição. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2003.

·RÚBIO, Kátia. Origens e evolução da psicologia do esporte no Brasil, in Revista virtual- Efartigos- Natal/ RN, vol 1 - nº. 1, março de 2004.

·RÙBIO, Kátia. Psicologia do Esporte doutora em Educação - USP, professora da Escola de Educação Física e Esporte, Conselheira do CRP - SP, autora do livro de "O Atleta e o Mito do Herói" colunistas/ artigo 08. C.f.m. 2000 a 2002.

·RÚBIO, Kátia. Psicologia do Esporte: Teoria e Prática. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003.

·ROCHA, Roberta Gonçalves Pereira. A influência do público no rendimento, in interação: psicologia e esporte. www.interagir.com.br.

·SCALON, R. M. Fatores Motivacionais que Influem na Aderência e no Abandono dos Programas de Iniciação Desportiva pela Criança. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 1998.

·SHCWARTZ, Gisele Maria. Lazer e Psicologia: Uma Relação Emergente. Departamento de Educação Física, I. B. UNESP- Rio Claro- SP, sem data.

·TRESA, Rosemary Pezzetti; DE ROSE JR, Dante. Estudo Comparativo da Motivação Intrínseca em Escolares Praticantes e não Praticantes de Dança.Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo - Brasil, Departamento de Esporte EEFEUSP, fevereiro de 2003.

·VALLE, Márcia Pilla do. Atletas de Alto Rendimento: Identidades em Construção. Faculdade de Psicologia, Mestrado em Psicologia social e da Personalidade. Porto Alegre - RS, janeiro de 2003.

·VOSER, Rogério da Cunha. O Treinador de Futsal e o seu Trabalho em Equipe. Professor de futsal da ULBRA e PUCRS, Mestre em Ciência do Movimento Humano, Professor de Educação Física, ex - atleta e treinador, in www.futsalbrasil.com.br.

·WEINBERG, R.S.; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício.2° Ed. Porto Alegre: Artmed. 2001.

Voltar