Uruguai vence e termina em sétimo lugar

22-10-2011 21:06

 

Zerosa Filho/CBFS

Celeste melhorou a campanha em relação aos últimos anos

Manaus (AM) - O Uruguai terminou em sétimo lugar no 7º Grand Prix de Futsal. Neste sábado (22/10), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), o time sul-americano derrotou a República Checa por 4 a 3, em partida válida pela disputa das posições intermediárias e pôde comemorar a campanha, considerada satisfatória.

“Acho que o time poderia ter chegado mais longe. No jogo contra a Guatemala, jogamos melhor, mas não conseguimos fazer os gols. Mas eu penso que está bom, porque nosso objetivo é chegar ao Mundial e o Grand Prix serviu como experiência, pois é um nível muito alto e pudemos testar a equipe”, avaliou Santiago Blankleider.

O sétimo lugar uruguaio representa uma melhora em relação aos dois últimos torneio que a equipe disputou. Em 2009, o time celeste terminou em décimo terceiro, e, em 2008, ficou com a décima primeira colocação. A melhor posição do Uruguai no Grand Prix foi em 2005, quando terminou em quarto lugar, mas a disputa à época era com seis equipes. Em 2007, com 15 seleções, os sul-americanos também ficaram em sétimo.

O jogo
No jogo, os dois times demonstraram cansaço pela maratona de jogos durante o Grand Prix. Mesmo assim, lutaram muito pela vitória e pelo sétimo lugar. NO início, os uruguaios foram melhores e criaram as melhores chances. Aos 7min17, Llama fez boa jogada e finalizou bem para abrir o placar para a equipe sul-americana.

Em desvantagem, a República Checa buscou a reação aumentando a velocidade e melhorando a marcação. Com mais volume de jogo, os checos conseguiram pressionar e, aos 17min23, Seidler teve liberdade e chutou para empatar o confronto.

No segundo tempo, porém, os uruguaios continuaram a dominar a partida e, melhores na finalização, construíram a vantagem. Aos 22min59, Ignácio Salgués finalizou bem para anotar o segundo, e, aos 29min27, Pablo Lanza fez o terceiro.

Disposta a empatar, a República Checa passou a utilizar o goleiro-linha, mas a estratégia não funcionou. Aos 34min04, em contra-ataque rápido, Xavier Medina saiu livre e marcou o quarto dos uruguaios. Mas os europeus não desistiram e, aos 35min28, anotaram o segundo com Slama, que completou cruzamento para as redes.

Animados,os checos partiram para o ataque em busca do empate. Aos 38min49, Novotny acertou chute forte e marcou o terceiro, e a equipe europeia lançou-se toda para em busca do quarto gol, que não saiu por causa do goleiro Izquierdo, que fez quatro defesas difíceis em sequência e garantiu a vitória.

Voltar