Santos é campeão da Liga Futsal 2011

10-12-2011 08:17


 

 

Luciano Bergamaschi/CBFS

Santos fatura o título da Liga Futsal 2011

Santos (SP) - O Santos fez história na noite desta terça-feira (22/11) na Arena Santos. Os alvinegros conquistaram a Liga Futsal 2011 e se tornaram os primeiros paulistas campeões da principal competição do salonismo nacional. O troféu veio após a vitória sobre o Carlos Barbosa no tempo normal, por 3 a 2, o empate na prorrogação, em 0 a 0, e as tensas cobranças de pênaltis, em que os santistas venceram por 7 a 6.

O confronto na baixada santista marcou a primeira definição de título nos pênaltis da história da Liga Futsal. Em 16 edições o campeonato nunca havia tido um campeão após a disputa de cobranças de tiros livres diretos da marca penal, situação decorrente da vitória da ACBF no jogo de ida, na serra gaúcha, por 4 a 3, o que obrigou os paulistas a vencer para forçar a disputa do tempo extra.

A necessidade da vitória e o apoio da torcida empurraram o Santos para o ataque nos primeiros movimentos da decisão. O time conseguiu abrir o marcador aos 4min09, quando Ricardinho rolou a bola para Neto, em uma cobrança de falta, e o fixo chutou forte e rasteiro, no canto de Lavoisier.

Após o gol o ritmo dos anfitriões diminuiu. Os gaúchos se aproveitaram para manter mais a bola na quadra ofensiva e foram criando chances de empatar o confronto, enquanto os alvinegros apostavam, sobretudo, nos contragolpes.

Com o decorrer do tempo, as duas equipes se resguardaram mais e as chances de gol diminuíram. No minuto final da etapa inicial, aos 19min11, Sinoê foi oportunista e aproveitou uma indecisão do sistema defensivo adversário após a cobrança de escanteio para desviar para as redes, empatando o duelo.

A pressão santista pelo empate foi crescendo à medida que o tempo avançava. Pixote conseguiu balançar as redes, aos 26min52, após receber passe vindo do fundo de quadra, dos pés de Neto, girar e mandar no alto, sem chances para Lavoisier.

O Carlos Barbosa novamente mostrou frieza e conseguiu uma nova igualdade aos 33min01, quando Rodrigo aproveitou uma bola mal afastada e chutou de fora da área, rasteiro, no canto de Djony. O gol desencadeou a entrada do ala Pixote como goleiro-linha na equipe santista, faltando 5min03 para o final do tempo normal.

A tática surtiu efeito. Aos 36min10, Pixote avançou e chutou forte, Rodrigo tentou afastar, Lavoisier fez a defesa parcial, e a bola se ofereceu para Deives, que tocou para as redes fazendo 3 a 2 e provocando a entrada de Jonathan como goleiro-linha no time gaúcho. O placar, no entanto, permaneceu inalterado e a decisão foi para o tempo extra.

Prorrogação
Nos dez minutos extras para a definição do título as equipes jogaram carregando a responsabilidade de evitar os erros. Com isso, as investidas ao ataque lado a lado eram calculadas, com as defesas prevalecendo, levando a decisão do vencedor para os tiros livres da marca do pênalti.

Pela primeira vez em 16 edições a Liga Futsal foi definida nos pênaltis. Nos dois times os goleiros foram substituídos, com Paulo Vitor entrando no Santos, e Rennan passando a defender a meta da ACBF.

Na primeira sequência, Neto converteu para os santistas, enquanto Paulo Vitor defendeu a cobrança de Leandrinho. As coisas voltaram a se igualar na terceira série, quando o fixo Indio desperdiçou sua oportunidade de marcar. Com isso, as cobranças se arrastaram até o final das cinco cobranças alternadas.

Na oitava série houve a definição do campeão. Jé cobrou com perfeição, enquanto o arqueiro Paulo Vitor foi decisivo. Ele defendeu o chute de Tostão e fez explodir a massa alvinegra que lotou a Arena Santos: 7 a 6, nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti.

Voltar