REGRAS DE OURO PARA O JOGADOR DE FUTSAL

26-06-2010 17:50

Primeira: Nunca permanecer parado. Ficar sempre em continuo movimento em toda a dimensão do campo.

Segunda: Saber jogar mesmo quando não se tem a bola, e algum companheiro de equipe a tem (Dando apoios, ocupando espaços vazios, etc.).

Terceira: Nunca deixar de observar a bola.

Quarta: O jogador deve ser generoso com os seus companheiros no momento de passar a bola. É preferível passá-la a um companheiro que perder uma oportunidade clara de gol.

Quinta: Jamais dê uma bola como “perdida”.

Sexta: Todos os jogadores devem defender atrás da linha imaginária horizontal que descreve a bola quando a equipe contrária ataca.

Sétima: Deve sempre colocar-se de forma a limitar a ação ofensiva do atacante e não entrar “de primeira” a roubar a bola, a não ser que a perna de apoio no solo, do atacante, seja nesse momento aquele que domina (pé dominante nas execuções) a operação dos gestos técnicos.

Oitava: Os passes entre os colegas de equipe devem ser curtos e rasos para haver melhor controle e tensos de forma a não serem interceptados. Os passes horizontais nunca devem ser executados na periferia da nossa área. Devem-se utilizar freqüentemente os passes diagonais e verticais.

Nona: O último jogador (o que fecha) nunca joga bola individualmente face à falta de apoios, nem arrisca, pois se perder a bola poderá originar o gol do adversário.

Décima: Deve ter paciência quando se iniciam jogadas, procurando jogar a bola entre todos os elementos da equipe. Sem “pressa” em finalizar as jogadas, devem-se executar os gestos técnicos com a maior velocidade e rapidez possível para a obtenção do gol. O tempo (segundos disponíveis) é precioso para a obtenção de remates à entrada da área adversária, sobretudo quando existem erros defensivos.   

Voltar