Brasil vence Rússia e está na final do Mundial Feminino

11-12-2010 08:50
 
 
Divulgação CBFS

Brasileiras comemoram o gol de Taty (5), que fechou a vitória da equipe

Alcobendas (ESP) - O Brasil está na decisão do I Torneio Mundial de Futsal Feminino. Com uma atuação segura, a Seleção Feminina não deu chances à Rússia e venceu por 4 a 0 a semifinal realizada nesta sexta-feira (10/12), no Pavilhão Jorge Garbajosa, na cidade espanhola de Torrejón de Ardoz. O grande trunfo brasileiro no jogo foi o bom toque de bola e a velocidade, necessários para superar a forte defesa russa.

O adversário do Brasil será Portugal, que derrotou a Espanha por 4 a 3 no ginásio Poliesportivo José Caballero, em Alcobendas. O confronto que decidirá o campeão do torneio será realizado neste sábado (11/12), às 16h30 (horário local – 13h30 no horário de Brasília), também em Alcobendas.

Autora do segundo gol na vitória, a pivô Lú destacou o bom comportamento da equipe na partida. “Entramos muito concentradas e focadas no jogo, sabendo que seria muito difícil e hoje o time se portou muito bem. Soube atacar quando foi preciso, mas também soube se defender. Não demos muita chance de contra-ataque e fomos muito eficientes lá na frente”, analisou ela.

O jogo
Os primeiros minutos foram equilibrados, mas, aos poucos, o Brasil controlou a posse de bola e dominou a partida. No entanto, a defesa russa esteve bem postada e só permitiu arremates de longe. Paciente, o time brasileiro insistiu até que, aos 13min15, a ala Vanessa recebeu bom passe na entrada da área e tocou rasteiro para abrir o placar. No restante da etapa, o time brasileiro administrou e levou a vantagem para o intervalo.

No segundo tempo, as russas começaram mais ofensivas, mas o Brasil respondeu à pressão adversária com um gol aos 22min38. Em rebote da defesa européia, Vanessa chutou rasteiro e a pivô Lú desviou com o pé, enganando a goleira Rogovskaya e aumentando a vantagem brasileira.

O gol deixou a Rússia ainda mais no ataque, o que forçou o Brasil a jogar defensivamente. Aos 25min, a goleira Jozi saiu para afastar a bola e chocou-se com uma adversária. A arbitragem viu falta no lance e anotou o pênalti. Antes da cobrança, a arqueira Giga Paraná, que estava no banco, entrou só para tentar a defesa. Tranqüila, ela esperou a batida da russa Tatiana e pulou no canto certo para evitar o gol.

A defesa de Giga deu novo ânimo ao Brasil, que passou a atacar mais. Aos 27min20, o time verde e amarelo encaixou contra-ataque rápido e chegou ao terceiro gol. Em boa troca de passes, a bola ficou com a fixa Cilene, que deu um toque sutil para vencer a goleira russa e deixar o time bem próximo da final.

Sem alternativa, a Rússia lançou-se ao ataque. Inteligentemente, o Brasil posicionou-se na defesa e começou a explorar os espaços na defesa adversária. Quando o time russo chegava com perigo, a goleira Jozi, bem posicionada, fazia defesas importantes e segurava o placar.

Aos 34min42, o Brasil conseguiu encaixar outro contra-ataque rápido, mas a defesa russa parou com falta o time brasileiro. Na cobrança, Vanessa chutou forte, a bola bateu na barreira e sobrou limpa para a fixa Taty, que acertou chute forte de primeira e decretou a vitória brasileira na semifinal.

Ficha técnica
Brasil 4 x 0 Rússia
Local: Pavilhão Jorge Garbajosa – Torrejón de Ardoz (Espanha)
Horário: 17h30 horas (horário local - 14h30 horário de Brasília)
Árbitro principal: Francisco Gutierrez (Espanha)
Árbitro auxiliar: Roberto Gracia (Espanha)

Brasil: Jozi, Valéria, Vanessa, Marcela e Lú -Entraram: Cilene, Jessiquinha, Jéssika, Taty, Ju Delgado, Giga Paraná - Técnico: Vander Iacovino

Rússia: Rogovskaya, Didenko, Filisova, Inavitskaya e Korzhova -Entraram: Kuleshova, Kuznetcova, Salnikova e Karaseva -Técnico: Evgeny Kuzmin

Gols
Brasil: Vanessa (0:45); Lú (5:17), Cilene (22:10) e Taty (34:42)
Rússia: --

Cartões
Brasil: Taty (amarelo)
Rússia: Ivanitskaya, Karaseva e Korzhova (amarelos)

Voltar