PLANEJAMENTO DOS TREINOS

02-01-2011 20:20


O planejamento dos treinos específicos de goleiros depende muito da estrutura da equipe, a fase em que o trabalho está a ser realizado e o nível de aprendizagem dos goleiros.
Equipes com estrutura profissional apresentam condições melhores para o treinador organizar este tipo de trabalho pois, para citarmos apenas um exemplo, a carga horária de treinos permite um planejamento mais alargado, enquanto que em outras equipes, este trabalho irá requerer uma atenção especial do treinador e uma capacidade de adaptação para que este treino seja possível.
Devemos lembrar e salientar alguns aspectos do planejamento do treino de goleiros. O planejamento do treino de goleiros deve fazer parte do planejamento global dos treinos da equipe. Deve respeitar as fases estipuladas para a equipe como um todo, respeitando os aspectos físicos, técnicos e tácticos, não esquecendo porém que terá um enfoque diferenciado devido à especificidade exigida pela sua posição.
Dentro do planejamento dos treinos de goleiros, o treinador deve levar em consideração que cada goleiro possui as suas características técnicas, mas principalmente diferenças físicas. É na individualidade do treino que se conseguirá, de forma mais eficaz, atingir os resultados planejados e estipulados como objetivos.
Numa unidade de treino, de uma forma geral, não é necessário aplicar exercícios diferenciados para os goleiros, mas respeitar as suas individualidades, trabalhando no mesmo exercício as características de cada um, procurando aperfeiçoar as suas qualidades e corrigir os seus defeitos. Em casos mais específicos, o treinador deve trabalhar de forma diferenciada cada goleiro, ou seja, se pretende melhorar a queda, realiza-se um treino separado para aprimorar este fundamento.
Como já citamos anteriormente, a melhor forma de planearmos o treino de goleiros, é através da realização de unidades de treino específicas, para serem aplicadas em dias determinados no planejamento global da equipe.
Antes de iniciar uma unidade de treino, é necessário um aquecimento adequado, precedido de alongamentos e mobilidade articulares, sendo que o uso da bola neste trabalho ficará dentro dos critérios e da criatividade do treinador. A parte principal deverá conter exercícios que vão de encontro às necessidades do goleiro, e sejam coerentes com o planejamento global da equipe, respeitando sempre as características individuais. É este aspecto que muitos treinadores não levam em consideração, realizando um treino igual para todos os goleiros, correndo o risco de tornar o trabalho improdutivo. Para um goleiro, 15 repetições de um determinado exercício não têm o mesmo efeito que o mesmo número de repetições para outro, Se para um goleiro a reposição tecnicamente é boa, mas não tem potência, o gesto técnico pode-se deixar de lado para se dar ênfase ao aspecto físico, que pode ser diferente de um goleiro para outro. O treinador nunca deve esquecer que o treino específico para o goleiro serve para corrigir os defeitos e aprimorar as virtudes e qualidades, de uma forma individual.
Os exercícios, como os de velocidade de reação e coordenação, exigem um alto grau de concentração, consequentemente desgastam de forma mais rápida que os outros, Portanto, não devem ser aplicados em períodos muito prolongados, ou mesmo, ter uma unidade de treino exclusiva para isto. Os exercícios relacionados com a forma física, como os de manutenção e exercícios técnicos, que são anaeróbios, exigem mais do goleiro no aspecto físico e, consequentemente, devem ser trabalhados de forma adequada pelo treinador.
A unidade de treino deve ser variada, procurando trabalhar todos os aspectos da ação do goleiro, respeitando sempre os objetivos traçados. O número de repetições, tempo de execução e tempo de
recuperação, devem de ir de encontro aos objetivos propostos, para não corrermos o risco de falhar os objetivos, e nem provocar "sobre treino".
Na parte final da unidade de treino, é importante que o treinador aproveite o momento de relaxamento, para analisar o treino juntamente com os goleiros, verificando as dificuldades, se os objetivos foram atingidos ou não, sugestões e para passar ao goleiro a consciência da importância do seu treino e da necessidade de sua preparação específica para melhorar sua forma.

SUGESTÃO DE UMA UNIDADE DE TREINO: 

Parte Inicial:
10' - Alongamentos
         Exercícios de Manejo de bola
 
Parte Principal:
10' - Exercícios de Velocidade de Reação Exercícios de Coordenação
20' - Exercícios Técnicos de Baliza
         Exercícios de Manutenção Técnica e Física
 
Parte Final:
10' - Alongamentos
Análise do treino 

MATERIAL

Bolas:
Futsal
handebol
Tênis
Rugby
Medicinais 1 e 3 kg
Cordas
Cordas Elásticas
Colchões
Bancos Suecos
Balizas Menores
Pinos
Vendas para os olhos
Pneus
Raquete de Tênis
Aros
Barreiras

Voltar