O TREINADOR

10-07-2010 11:24

Desempenha uma multiplicidade de funções, ele é técnico, educador, organizador, conselheiro, estrategista e líder e exerce significativamente influência no comportamento dos atletas.
As suas funções como treinador devem ser: comandar os treinos (táticos, técnicos, dois toques, coletivo e recreativo), dar preleção antes dos jogos, comentários após os jogos, se possível estudos sobre os futuros adversários, uma supervisão à disciplina dentro da quadra de jogo, também junto aos seus auxiliares (comissão técnica) e um acompanhamento superficial da vida de seus jogadores fora de seu ambiente de trabalho. O treinador é o especialista mais próximo dos jogadores. Deve ser o grande líder e disciplinador da equipe, para comandar corretamente os jogadores durante os treinos e jogos, deve ser também didático, para saber planejar os seus treinamentos adaptados à idade de seus atletas e as qualidades por eles reveladas. O treinador através de suas fórmulas e técnicas, consegue transformar adolescentes em atletas e pessoas de caráter. Ele influencia na educação dos jovens desportistas, uma vez que é referência. O técnico é um dos principais alicerces do esporte, se não o principal. E devido às suas características pessoais e a sua formação profissional apresentam diferentes manifestações de comportamento, alguns são pontuais, disciplinadores, autoritários ou exigentes; outros são organizados, valorizam os aspectos pedagógicos e metodológicos em suas proposições técnicas e táticas, respeitam as regras morais e éticas em suas relações esportivas e estão comprometidos com o desenvolvimento do futebol.
A função de treinador é uma das mais difíceis, mas também pode ser muito gratificante. Vencer competições , proporcionar um clima de crescimento individual e grupal de seus atletas, ser reconhecido pela  sociedade e ganhar muito dinheiro por isso, são alguns dos motivos que levam uma pessoa a encaminhar-se para esta profissão.
Alguns pontos devem ser postos em prática : os treinadores são professores e devem utilizar um estilo positivo de intervenção no treino; que se baseia em elogios, tanto no esforço de alcançar um objetivo como no bom resultado alcançado; em encorajamentos no sentido de favorecer o comportamento desejado e de motivar os jogadores a realizá-lo; e ao dar instruções técnicas para corrigir um erro, deve começar realçando algo que tenha sido bem executado.O treinador deve cobrar com rigor os erros cometidos, falta de atenção e má conduta pessoal e profissional, mas dentro do espírito de magnânima justiça, sempre com calma, de maneira tranqüila, educada. Valorizando e enaltecendo o positivo, em contrapartida. Assim conseguirá exercer ao mesmo tempo severo controle sobre os jogadores, mantendo-os todo o tempo sob comando para não perderem a concentração durante treinos e jogos.
O apoio psicológico, a inserção geral do atleta no grupo, a segurança individual ao atleta e a equipe, o respeito ao espírito esportivo, o controle, as intervenções e a orientação de procedimentos técnicos ou táticos são as principais funções do treinador. (Carravetta, 2006).

Segundo Martens apud Samulski (1995), o líder efetivo apresenta cinco (5) ações importantes:

1.     Estabelecer objetivos e metas concretas;

2.     Construir um ambiente social e psicológico favorável;

3.      Instruir valores;

4.     Motivar os membros para o alcance dos objetivos e metas;  

5.     Comunicar com os atletas.

A liderança é uma relação entre a personalidade do indivíduo e a situação, é derivada da sua capacidade de adaptação às situações, uma vez que toda situação requer talentos especiais para enfrentá-la e resolver os problemas que surgem dela. A liderança deve ser considerada bastante específica à tarefa.
O líder deve ser eficaz na transmissão de mensagens, apresentar boa capacidade de solucionar problemas e tomar decisões apropriadas.

Cabem ao líder as seguintes funções: Facilitar a comunicação interpessoal, organizar e orientar os esforços do grupo dentro de uma tarefa específica, ser capaz de satisfazer as necessidades do mesmo.
O profissional do esporte vai influenciar seu atleta positiva ou negativamente conforme suas atitudes e sua personalidade. O técnico ideal é aquele indivíduo estável, sociável, criativo, inteligente, que assume riscos calculados, confiante e seguro e que pode  tranqüilamente manter o controle em situações tensas e adversas especificamente do esporte. O comportamento de um técnico bem sucedido geralmente indica um enfoque flexível no qual ele é capaz de lidar de vários modos com numerosas pessoas e situações encontradas no esporte (CRATTY, 1984).

Vale aqui lembrar o que Becker Jr. (2000), relata: Um dos fatores importantes no ambiente esportivo é que cada torcedor, por menor que seja sua escolaridade ou experiência na área, acredita que sabe tudo sobre a matéria e ainda da arte de treinar. Assim, cada torcedor opina, julga e critica abertamente o treinador de sua equipe, sempre que esta é derrotada. Para alguns é a função mais ingrata do esporte, se a equipe perder, o treinador é geralmente o responsável.

Voltar