O MARKETING PESSOAL DO ÁRBITRO DE FUTSAL

28-08-2010 14:39

Para que possamos definir os valores que queremos dar a imagem do Árbitro, pense a respeito do que significa sucesso e o que significa ser bem sucedido na arbitragem.

Considere que ser bem sucedido remete a auto realização, conseguir executar a função de ser árbitro com muita satisfação, com muito prazer. Ser bem sucedido na Arbitragem é sinônimo de saber ser dinâmico, equilibrando-se das tempestades que podem ocorrer em algumas atuações dentro das quatro linhas.

O mais importante para você é não associar reconhecimento, fama ou sucesso com ser bem sucedido.

Você pode ter sucesso e estar infeliz. O sucesso na arbitragem depende de fatores externos. Ser bem sucedido depende de saber agarrar as oportunidades oferecidas de forma eficaz, pois daí só dependerá de você.

O grande árbitro sempre procura valorizar o seu caminho, traçando metas e construindo sua imagem profissional dentro do meio esportivo, pois o mesmo, deve sempre enfatizar este processo para atingir os objetivos.

Cada passo dado deve ser bem estruturado. Não deixe nada pelo caminho, pois o Marketing pessoal do árbitro é construído com as experiências vividas e com a sua maneira de agir com os demais.

Primeiramente o árbitro deve procurar ser amigo, ser companheiro, ser íntegro, honesto e principalmente educado, não só dentro de quadra, mas sim em sua vida pessoal, pois o ser humano que possui estas qualidades deve seguir estes mandamentos por toda vida.

O árbitro é um homem público, cobrado pelos torcedores, atletas, dirigentes e demais, por isso, o mesmo deve manter uma postura correta perante os demais até em sua vida particular, pois sempre estará sendo analisado por todos que o cercam.

O árbitro que busca o sucesso deve ser dinâmico, deve atualizar-se, estar sempre lendo as regras, aperfeiçoar suas qualidades físicas, sua linguagem, comunicando-se com os demais de forma clara e objetiva, pois a comunicação não é apenas com a fala. Seu corpo e seus gestos estão diretamente relacionados com seu estado de espírito e sua maneira de ser.

Um dos grandes segredos para que o árbitro evolua tanto como ser humano, quanto como profissional da arbitragem, é o de ser capaz de perceber as mensagens que seu corpo transmite para os atletas, técnicos, dirigentes e aos próprios colegas de arbitragem, pois a imagem que transmitimos aos demais irá influenciar muito no resultado do seu trabalho.

Algumas dicas importantes sempre temos que ressaltar como fundamentais, tais como: a maneira com que vc se movimenta quando entra em uma quadra, sua forma de cumprimentar e olhar as pessoas são elementos que seu corpo dispõe para refletir a maneira que você esta se sentindo. Um andar acanhado, um aperto de mão tímido na hora do sorteio do inicio da partida poderá mostrar sinais de insegurança e falta de convicção

Quando você, árbitro estiver se preparando para comandar uma partida, procure sempre cuidar de sua aparência, estar sempre com o uniforme alinhado e principalmente sempre chegar no local do jogo com antecedência.

Ao apresentar-se no ambiente esportivo procure sempre manter a postura ereta, andar firme, não use muitos gestos acentuados , pois transmitira ansiedade. Sorria espontaneamente e relaxe. Não haja como se fosse um robô. Seja Natural!

Um dos pontos fundamentais para o êxito e sucesso do árbitro durante sua jornada esportiva é que alem da realização de sua tarefa dentro de quadras em seus aspectos técnicos, o árbitro deve possuir alguns outros requisitos que irão os auxiliar no desenvolvimento de sua atividade tais como:
- não fumar,
- não ingerir bebidas alcoólicas antes, durante e nem depois dos jogos,
- exercitar-se freqüentemente, pois o exercício físico realizado de forma regular e sistemático, orientado adequadamente por um profissional habilitado contribuirá para a melhoria da qualidade de vida, sendo que, além disso, melhora a auto estima, apresentá melhores condições para lidar com situações adversas e possibilita ampliar as relações sociais do árbitro.

Sabemos que a idéia de sucesso ressaltada no inicio do texto, não é a mesma para todas as pessoas, pois o verdadeiro sucesso é conhecer o propósito da vida, crescer para alcançar seu potencial máximo e lançar sementes que beneficiem os outros.

Sendo assim, nós árbitros devemos estar cientes que a aplicabilidade destas informações são de fundamental importância para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e padronização de nossa arbitragem.


Fabiano Braun de Moraes (CREF3-1807/SC)
Prof. Educação Fisica e Arbitro da FCFS
Santa Catarina – BRASIL

 
Voltar