O APRENDIZADO TÁTICO DO FUTSAL

17-07-2010 09:12

É neste momento que o atleta aprendiz reúne uma quantidade de informações táticas fundamentais para seu desempenho durante toda sua vida competitiva no Futsal.

A grande diferença tática, que ainda se vê, entre o jogador brasileiro de Futsal e os dos demais países está no aprendizado precoce dos conceitos que seguem abaixo.

Sugerimos, a seguir, alguns conteúdos táticos, de acordo com a faixa etária dos atletas:

DEFESA:

Iniciação ao Pré Mirim (de 07 a 10 anos)

- Aprendizado da marcação individual - Quem acompanha quem na hora de defender.

- Princípios do conceito de cobertura - Estar atento no companheiro que é driblado.

- Marcação das bolas paradas (Falta, lateral, escanteio e saída de centro)- Estar sempre que possível, atrás da linha da bola.


Mirim até Infantil (11 a 14 anos)

- Cobertura por setores - O atleta marca o seu e já está pendente do espaço do companheiro adjacente.

- Identificação do último homem - é o inicio da percepção do quanto é importante atacar pensando em defender.

- Bolas paradas - Saber se colocar para defender as diversas jogadas de bola parada do adversário.

- Identificar as diferentes linhas de defesa de acordo com a linha da bola.

- Entender as variantes: bola - homem - espaço, quando a posse de bola está com o adversário.

Infanto até Juvenil (15 a 18 anos)

- Aperfeiçoamento do sentido de cobertura (quem cobre quem de acordo com os setores vulneráveis)

- Saber que as linhas se alternam constantemente, de acordo com o ataque adversário e que esta deve sempre buscar o equilíbrio suficiente para tentar desarmar o adversário nos diferentes espaços de quadra.

ATAQUE:

Iniciação ao Pré Mirim (07 a 10 anos):

- Noções de Espaço e tempo

- Diferentes tipos de passes

- Não especializar nas diversas posições de quadra

- Jogadas combinadas com poucos tempos de execução

 
Mirim até Infantil (11 a 14 anos)

- Especializar nas diversas posições sabendo que o Futsal é dinâmico e exige do atleta conhecimento dos diversos espaços de quadra e das posições que ocupam.

- Os diversos posicionamentos em relação aos companheiros e adversários

- Saber interpretar as ações de ataque do adversário (Sua forma de atacar).

- Sistemas de ataque pouco complexos (por exemplo - Jogar com pivô - quanto se mete a bola, quem é que passa a que tempo e  quem se preocupa em cobrir).

Infanto até Juvenil (15 a 18 anos)

- São reconhecidos pela sua qualidade em determinada posição, mas reúnem informações para identificar o básico de todas elas.Por exemplo: Um pivô quando é obrigado a estar de beque, sabe alguns conceitos que ajudam a não comprometer a defesa.(Futsal é dinâmico!).

- Sistemas de ataque mais complexos.Conhecimento dos diferentes tempos ataque que sempre estará de acordo com a defesa adversária.(Futsal é dinâmico!).

- Ler e entender o jogo, principalmente o do adversário.

Se for realizado um estudo atento das principais equipes brasileiras e suas formas de atuar, baseado nas sugestões acima, veremos o quanto se enquadra nas idéias que aqui se sugerem. Invariavelmente não fogem disso.

   Paulo Gambier

 

Voltar