Na prorrogação, Guatemala vence e fica com a quinta posição

22-10-2011 21:17

 

Zerosa Filho/CBFS

Guatemaltecos (de branco) conquistaram a melhor posição no Grand Prix
Manaus (AM) - Com uma vitória na prorrogação por 3 a 1 sobre o Paraguai, a Guatemala garantiu a quinta colocação do 7ª Grand Prix de Futsal. A partida terminou empatada por 2 a 2 no tempo normal e foi realizada neste sábado (22/10), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), encerrando a participação das duas equipes na competição.

Para os paraguaios, o sexto lugar significa um retrocesso em relação à última edição, quando ficaram na terceira posição. Já os guatemaltecos comemoram o quinto lugar, o que representa a melhor participação da equipe no Grand Prix. No ano passado, eles ficaram em décimo primeiro, e, em 2009, acabaram em sétimo.

Para o goleiro Mérida, a equipe guatemalteca está de parabéns pela campanha. “Creio que evoluímos muito em relação aos outros anos. É a melhor qualificação em um Grand Prix e isso prova que melhoramos a cada ano. Estamos muito felizes”, afirmou.

O jogo
O Paraguai começou eficiente e, a 1min07, Diego Ortiz acertou chute forte e abriu o placar. Melhor no jogo, os paraguaios seguiram pressionando Diego teve a chance de ampliar, mas desperdiçou pênalti. Só que, aos 7min04, Rejala fez boa jogada e finalizou bem para marcar o segundo da equipe sul-americana.

A desvantagem acordou a Guatemala, que melhorou a marcação e passou a sofrer menos com o ataque adversário. Aos 14min48, W. Enriquez teve liberdade e finalizou bem, diminuindo a vantagem. Animados com o gol, os guatemaltecos continuaram pressionando, mas não conseguiram marcar.

No segundo tempo, a Guatemala passou a pressionar mais, enquanto os paraguaios fecharam-se na defesa para buscar os contra-ataques. O jogo permaneceu equilibrado e indefinido, pois as duas equipes criavam chances, mas finalizavam mal. Atuando com goleiro-linha, os guatemaltecos buscaram o gol e, aos 37min11, o goleiro Mérida acertou chute forte e empatou o confronto, levando a decisão para a prorrogação.

No prolongamento, as equipes foram mais cautelosas, pois ambas já tinham estourado o limite de faltas. Sem gols na primeira etapa, o segundo período foi mais emocionante e foi melhor para os guatemaltecos, mais eficientes na finalização.

Aos 47min03, W. Enriquez anotou o terceiro e, aos 47min48, Aguilar escorou cruzamento para anotar o quarto da equipe. Valente, o Paraguai ainda lutou e, aos 48min34, Alarcon completou para as redes, anotando o terceiro dos paraguaios, que pressionaram muito em busca do empate. Mas, a 26 segundos do fim, De leon chutou com o gol vazio e sacramentou a vitória guatemalteca.

 

 

Voltar