FUTSAL: Desigualdade ou Desvantagem Numérica ?

07-11-2010 20:43


Em Esportes Coletivos são comuns jogos onde equipes encontram-se, por qualquer motivo que seja, em desigualdade numérica. Dependendo de como for a postura adotada por elas, é possível que a situação se torne vantajosa.       

Quantas vezes você já viu alguma equipe perder um jogador, expulso ou suspenso por determinado tempo, converter um tento ou até mesmo vencer a partida?    

O fato é tão comum que não podemos considerá-lo uma exceção.  Muitas vezes encontramos treinadores que preparam suas equipes para enfrentar esse tipo de situação, apesar disso não ser uma regra.  Por outras vezes, é a própria equipe adversária que, ao sentir-se comodamente superior, desconcentra-se da partida, dando chance à equipe em desvantagem.      

Há também os casos em que, movidas pelo senso comum de superação, mesmo que não tenham sido preparadas para aquela situação em especial, equipes superam a dificuldade e conseguem tirar algum proveito da situação "desvantajosa".      

 

Acredito que as equipes esportivas deveriam se preparar melhor para esse fato. Seus treinadores deveriam provocar nos treinos, simulações que se assemelhassem a essas situações vividas nos jogos. Principalmente por que existe possibilidade real de que elas aconteçam. E a partir do exposto, creio que poderemos transformar essas "desigualdades" numa grande vantagem, se bem aproveitadas, claro!  
 

Autor: Carlos Henrique Simões         
Técnico de Futsal – Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão – AEST/ES

Auxiliar Técnico da Seleção de Futsal sub-20 do Espírito Santo (BRA)

Treinador de Goleiros da Seleção de Beach Soccer do Espírito Santo

Voltar