FORÇA E RESISTÊNCIA EM ALUNOS DE 10 A 12 ANOS PRATICANTES DE FUTSAL

24-11-2010 09:33


FUTSAL: POWER AND RESISTANCE IN STUDENTS FROM
10 TO 12 YEARS PRACTITIONERS FUTSAL

* Graduado em Educação Física
UNOPAR
(Pr);
Graduando
Especialização em Futebol IWL (Pr)

** Graduado em Educação Física
UNOPAR (Pr)

*** Graduado em Educação Física
UNOPAR (Pr)

**** Graduado em Educação Física
UNOPAR (Pr)

FUTSAL: FORÇA E RESISTÊNCIA EM ALUNOS DE 10 A 12
ANOS PRTICANTES DE FUTSAL

FUTSAL: POWER AND RESISTANCE IN STUDENTS FROM
10 TO 12 YEARS PRACTITIONERS FUTSAL

Resumo: Este projeto terá a intenção de tratar do esporte, especificamente o futsal,
como uma estratégia, para aperfeiçoar capacidades físicas, mais especificamente a
força e a resistência, para que haja uma melhora no desempenho da força nos
membros inferiores, da força e resistência abdominal, melhorando assim num
contesto geral a qualidade de vida das crianças 10 a 12 praticantes do futsal.

Palavra chave: Futsal. Crianças. Esporte.

Abstract: This project will have the intention to treat the sport, specifically the futsal,
as a strategy to improve physical, more specifically the strength and endurance, so
that there is an improvement in the performance of strength in the lower limbs,
abdominal strength and endurance, improving thus in a contest the general quality of
life of children 10 to 12 practitioners of indoor futsal.

Keyword: Futsal. Children. Sport.

Introdução

Este projeto terá a intenção de tratar do esporte, especificamente o

uma

estratégia,

como

especificamente a força e a resistência.

para

Segundo Almeida e Roggato (2007), em qualquer modalidade

esportiva a preparação física de um atleta se torna indispensável para o alcance do

desempenho dos resultados satisfatórios nas competições.

Para Machado e Gomes (1999) O futsal vem ao passar dos anos

aumentando sua popularidade no Brasil, assim como o futebol, isso se deve muito á

sua pratica na escola, devido ao espaço reduzido existente para pratica da

Educação Física e o número de alunos que preferem o futsal nas aulas Educação

A popularidade do futsal há algum tempo atrás era restringida apenas

a população masculina, e agora, a população feminina que conhece e pratica esse

esporte aumentou bruscamente, tanto que já existem campeonatos e torneios

estaduais e brasileiros em nosso país para o feminino.

Muitas crianças que praticam futsal abandonam o esporte devido ao

mau relacionamento com o professor e à dificuldade em relacionar o esporte com os

estudos (HALLAL et al., 2004). Também ocorre que muitos não se consideram bom

de bola e por este motivo sofrem discriminação de outros alunos, cabe ao professor

trabalhar de forma que motive o interesse do aluno pela pratica do futsal com prazer

Nesta modalidade utiliza-se varias valências físicas para se praticar,

mas, iremos direcionar nossos estudos para as capacidades de força e resistência,

tanto aeróbia quanto anaeróbica.

A força se define quando se exerce uma tensão máxima perante a

uma resistência ou superfície para gerar uma reação, fato que podemos ilustrar num

chute na bola, quando temos que utilizar dessa valência física para mover o mais

rápido possível o objeto. Existem vários tipos de força, como a força estática, a

dinâmica, a máxima, a resistência de força e a explosiva. Os tipos de força mais

utilizados na prática do futsal é a dinâmica e a explosiva.

Existem dois tipos de resistência, a aeróbia e a anaeróbica. A

resistência aeróbia é quando usamos oxigênio para realizar a atividade e a

anaeróbica quando não precisamos do oxigênio na atividade. O futsal utiliza essas

duas resistências, nas ações mais demoradas a aeróbia e nas ações que exigem

rapidez a anaeróbica.

Essas capacidades não serão usadas apenas na pratica do esporte,

mas em todas as atividades que for realizar no dia a dia da vida do ser humano.

A importância desse trabalho se deve ao fato da dificuldade que se

tem em trabalhar aspectos físicos em crianças de 10 a 12 anos devido ao cuidado

que se deve ter para não extrapolar a carga de treinamentos e não gerar alguns

malefícios no desenvolvimento físico das crianças.

Justificativa

O que justifica a importância deste trabalho é o desenvolvimento e

aperfeiçoamento das capacidades físicas, em especial força e resistência para que

haja uma melhora no desempenho das crianças de 10 a 12 anos no futsal.

Se as capacidades físicas forem bem trabalhadas pelos professores,

os alunos estarão mais preparados para o jogo de futsal, e suportarão todas as

adversidades e movimentações encontradas durante a partida.

As capacidades físicas são difíceis de serem trabalhadas nesta

idade, e os professores encontrarão dificuldades, mas deverão sempre mostrar aos

seus alunos a importância da realização deste trabalho, e como ele irá influenciar no

Objetivos

Geral:

Desenvolver e aperfeiçoar a capacidade física, em especial força e

resistência das crianças de 10 a 12 anos no futsal.

Específico:

Realizar atividades físicas onde a força e a resistência sejam

desenvolvidas e aperfeiçoadas para que as crianças de 10 a 12 anos tenham seu

desempenho melhorado no futsal.

Revisão Bibliográfica

Segundo

Conceição

classificadas em dois âmbitos:

As

capacidades

motoras

determinadas pelos processos que energéticos plásticos e metabólicos, elas ficam

condicionadas a energia que está disponível nos músculos e nos sistemas

As

capacidades

motoras

determinadas pelos componentes onde predominam os processos de condução do

sistema nervoso central.

Segundo Machado e Gomes (1999), o trabalho feito com crianças

deve ter a adaptação adequada para elas, considerando seu desenvolvimento, alem

de respeitar também seus interesses.

Resistência

A resistência é uma capacidade física muito importante para todos os

tipos de atleta das mais variadas modalidades, principalmente para os atletas

praticantes do futsal, pois os jogos de futsal são muito dinâmicos onde os atletas

realizam deslocamentos constantes.

Segundo Zakharov (1992) a resistência, como capacidade física, caracteriza as

possibilidades do desportista de realizar, durante um tempo prolongado, o trabalho

muscular, mantendo os parâmetros dados de movimento.

No futsal ocorrem muitas trocas de posições, e as transições

ofensivas e defensivas acontecem a todo o momento e se algum jogador não tiver

uma resistência adequada poderá prejudicar a sua equipe.

Weineck (1986) diz que a resistência pode se subdividir em diversas

modalidades, conforme o ponto de vista escolhido. Quanto à participação da

musculatura, distinguem-se: resistência geral e local; quanto à especificidade do

esporte: resistência geral e especial; quanto à mobilização de energia muscular:

resistência aeróbica e anaeróbica; quanto à duração: resistência de curta, média e

longa duração; e finalmente, quanto às principais formas de solicitação motora

envolvidas: resistência de força de explosão e de velocidade.

De todas as modalidades de resistência que citamos na pratica do

futsal as que são mais trabalhadas são às resistências aeróbica e anaeróbica.

Segundo Machado (2008) a resistência anaeróbia não é igual em

todos os estágios maturacionais, portanto quanto maior for à maturação biológica

melhor será o desempenho anaeróbio. A resistência anaeróbica (aláctica e láctica) é

uma capacidade de realizar esforço de elevada intensidade em curtos espaços de

tempo. Já a resistência aeróbia apresenta um padrão menos diferente com relação

aos estágios maturacionais. A resistência aeróbica é uma capacidade que esta

associada à performance prolongada no tempo, de baixa ou média intensidade.

O treino das resistências aeróbica e anaeróbica tem suas diferenças,

e o professor deve planejar o seu treino para que seus atletas tenham os dois tipos

de treino e assim exista a melhorar do seu rendimento.

Zakharov (1992) diz que o treino da resistência aeróbica tem

significado substancial para todas as modalidades desportivas, sem exceção, pois a

elevação do nível das possibilidades aeróbicas do organismo cria a base funcional

necessária ao aperfeiçoamento de diversos aspectos de preparação do desportista.

Sendo assim a resistência uma capacidade física essencial para

todos os esportes e os professores e técnicos devem dar uma importância

significativa para essa capacidade organizando seus treinamentos para que seus

atletas tenham o melhor desempenho durante uma partida, aumentando assim a

competitividade da sua equipe. No futsal o trabalho é ainda mais importante, pois

como a modalidade vem crescendo muito no país as equipes estão cada vez mais

equilibradas, a preparação física será um diferencial.

Portanto devemos trabalhar com muito cuidado tal capacidade nesta

faixa etária, pois, depende de fatores como, composição da musculatura,

metabolismo energético e outros. Supõe que utilize as corridas com a mesma

intensidade, pequenos jogos lúdicos e jogos desportivos de uma forma bem

simplificada para se aperfeiçoar a resistência nesta idade.

Força

Ao falarmos dessa capacidade física devemos conceituá-la, mas,

para (WEINECK, 1986, p. 97) conceituar força é de extrema dificuldade, pois, suas

modalidades são extremamente complexas e depende de vários fatores.

Do ponto de vista da Física, a força muscular é a capacidade de a

musculatura produzir aceleração ou deformação de um corpo, mantê-lo imóvel ou

frear seu deslocamento (ROMANO, 2004).

Mas, para Guedes & Guedes (2006), podemos definir força como um

nível de tensão a ser produzido por um grupo muscular contra uma resistência.

Conforme Machado, D. (2003) existe três tipos de capacidades

condicionais: resistência, força e velocidade.

No Futsal usam-se em vários momentos os três tipos. Durante os

deslocamentos e também nas realizações dos fundamentos, mas a modalidade mais

utilizada é à força de explosão.

O Futsal exige que os alunos tenham a força de explosão ou potencia

desenvolvida em maior proporção nos membros inferiores. O trabalho de potencia

ou força, se caracteriza pela brevidade das realizações, mas, com grande

intensidade (COSTA, 2003).

Encontra-se grande dificuldade ao trabalharmos especificamente

essa capacidade física, principalmente na idade citada, pois, alem da rejeição por

parte dos alunos, também há de se ter o cuidado com uma criança em movimento,

para não ocorrer lesões principalmente a nível de esqueleto (MACHADO, D. 2003).

A sexualidade não influencia, pois, até os 12 anos a força entre

meninos e meninas se equipara, mas após essa idade a força dos meninos aumenta

rapidamente e nas meninas apenas de forma moderada (WEINECK, 1986, p. 98).

A força representa em quase todos os esportes um fator

determinante para que se tenha melhor desempenho, mas, deve-se conceder um

papel específico para cada modalidade (WEINECK, 1986, p. 99). Portanto no Futsal

deve-se dar ênfase no trabalho com membros inferiores, pois é a parte mais usada

na modalidade.

Com o trabalho de força podem ocorrer varias modificações positivas,

como, uma melhora da irrigação sanguínea e do metabolismo que alimenta melhor a

fibra muscular, aumento da espessura da fibra muscular (hipertrofia), aumento do

número de fibras musculares (hiperplasia), aumento da hemoglobina no músculo,

com todas essas modificações consequentemente irá também melhorar o

desempenho do aluno ou jogador de futsal (GARCIA; FAILLA, 1986).

Contribuições esperadas

Este projeto espera que as crianças que praticam o futsal realizem as

atividades de futsal com facilidade e prazer, executando os movimentos de forma

correta e ágil. Assim com o aperfeiçoamento das capacidades físicas trabalhadas,

dentro de uma normalidade para a faixa etária das crianças de 10 a 12 anos, onde

haverá colaboração para o desenvolvimento do jogo de futsal num contexto geral.

O

futsal

sendo

utilizado

aperfeiçoamento da força e da resistência, pois, consequentemente as crianças de

10 a 12 anos terão um desempenho melhor nas suas atividades.

A prática do futsal utilizando as capacidades físicas, especificamente

força e resistência ira desenvolver a força em membros inferiores, além de força e

resistência abdominal, melhorando assim num contesto geral a qualidade de vida

das crianças 10 a 12 praticantes do futsal.

Referências

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pliométrico sobre a força explosiva, agilidade e velocidade de deslocamento
em jogadoras de futsal. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e
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2003.

GARCIA, Rafael; FAILLA, Wilson Roberto. Manual de futebol de salão. Araçatuba:
Leme, v. II, p. 12, 1986.

GUEDES, Dartagnam Pinto; GUEDES, Joana E. Pinto. Manual pratico para
avaliação em Educação Física. Barueri: Manole, p. 100, 2006.

Hallal, Pedro Curi; Nascimento, Rafael Ribeiro; Hackbart, Luíse; Rombaldi, Aírton
José. Fatores intervenientes associados ao abandono do futsal em
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2004.

MACHADO, Dénis. Capacidades Motoras. 02 abr. 2003. Disponível: <
www.prof2000.pt/users/cref/projecto_cref_area_profs/menu_vertical/artigos/capacida
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MACHADO, Jair de Almeida; GOMES, Antônio Carlos. Preparação Desportiva no
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Treinamento Desportivo, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 55-66, 1999.

MACHADO, Hinaiana; MICHELIN, André; BRUM, Vilma; CAMPOS, Wagner de.
Relação
entre
potência
anaeróbia
e
aeróbia
de meninos pré-puberes e púberes. Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, n° 121,
jun. 2008. Disponível em: < https://www.efdeportes.com/efd121/relacao-entre-
potencia-anaerobia-e-aerobia.htm > Acesso em 15 out. 2008.

ROMANO, João Carlos. Controle dos Níveis de Força Explosiva nos
Treinamentos de Futsal. 12 nov. 2004. Disponível em:
< https://www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo=99> Acesso em 15 out.
2008.

STANISLAV, Golomazov; BORIZ, Shirva. Futebol: Treino da qualidade do
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WEINECK, Jürgem. Manual do Treinamento Esportivo. São Paulo: Manole, p. 52,
1986.

ZAKKAROV, Andrei. Ciência de treinamento desportivo. Rio de Janeiro: Spirt, p.
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