FORÇA E RESISTÊNCIA EM ALUNOS DE 10 A 12 ANOS PRATICANTES DE FUTSAL
24-11-2010 09:33
FUTSAL: POWER AND RESISTANCE IN STUDENTS FROM
10 TO 12 YEARS PRACTITIONERS FUTSAL
* Graduado em Educação Física
UNOPAR
(Pr);
Graduando
Especialização em Futebol IWL (Pr)
** Graduado em Educação Física
UNOPAR (Pr)
*** Graduado em Educação Física
UNOPAR (Pr)
**** Graduado em Educação Física
UNOPAR (Pr)
FUTSAL: FORÇA E RESISTÊNCIA EM ALUNOS DE 10 A 12
ANOS PRTICANTES DE FUTSAL
FUTSAL: POWER AND RESISTANCE IN STUDENTS FROM
10 TO 12 YEARS PRACTITIONERS FUTSAL
Resumo: Este projeto terá a intenção de tratar do esporte, especificamente o futsal,
como uma estratégia, para aperfeiçoar capacidades físicas, mais especificamente a
força e a resistência, para que haja uma melhora no desempenho da força nos
membros inferiores, da força e resistência abdominal, melhorando assim num
contesto geral a qualidade de vida das crianças 10 a 12 praticantes do futsal.
Palavra chave: Futsal. Crianças. Esporte.
Abstract: This project will have the intention to treat the sport, specifically the futsal,
as a strategy to improve physical, more specifically the strength and endurance, so
that there is an improvement in the performance of strength in the lower limbs,
abdominal strength and endurance, improving thus in a contest the general quality of
life of children 10 to 12 practitioners of indoor futsal.
Keyword: Futsal. Children. Sport.
Introdução
Este projeto terá a intenção de tratar do esporte, especificamente o
uma
estratégia,
como
especificamente a força e a resistência.
para
Segundo Almeida e Roggato (2007), em qualquer modalidade
esportiva a preparação física de um atleta se torna indispensável para o alcance do
desempenho dos resultados satisfatórios nas competições.
Para Machado e Gomes (1999) O futsal vem ao passar dos anos
aumentando sua popularidade no Brasil, assim como o futebol, isso se deve muito á
sua pratica na escola, devido ao espaço reduzido existente para pratica da
Educação Física e o número de alunos que preferem o futsal nas aulas Educação
A popularidade do futsal há algum tempo atrás era restringida apenas
a população masculina, e agora, a população feminina que conhece e pratica esse
esporte aumentou bruscamente, tanto que já existem campeonatos e torneios
estaduais e brasileiros em nosso país para o feminino.
Muitas crianças que praticam futsal abandonam o esporte devido ao
mau relacionamento com o professor e à dificuldade em relacionar o esporte com os
estudos (HALLAL et al., 2004). Também ocorre que muitos não se consideram bom
de bola e por este motivo sofrem discriminação de outros alunos, cabe ao professor
trabalhar de forma que motive o interesse do aluno pela pratica do futsal com prazer
Nesta modalidade utiliza-se varias valências físicas para se praticar,
mas, iremos direcionar nossos estudos para as capacidades de força e resistência,
tanto aeróbia quanto anaeróbica.
A força se define quando se exerce uma tensão máxima perante a
uma resistência ou superfície para gerar uma reação, fato que podemos ilustrar num
chute na bola, quando temos que utilizar dessa valência física para mover o mais
rápido possível o objeto. Existem vários tipos de força, como a força estática, a
dinâmica, a máxima, a resistência de força e a explosiva. Os tipos de força mais
utilizados na prática do futsal é a dinâmica e a explosiva.
Existem dois tipos de resistência, a aeróbia e a anaeróbica. A
resistência aeróbia é quando usamos oxigênio para realizar a atividade e a
anaeróbica quando não precisamos do oxigênio na atividade. O futsal utiliza essas
duas resistências, nas ações mais demoradas a aeróbia e nas ações que exigem
rapidez a anaeróbica.
Essas capacidades não serão usadas apenas na pratica do esporte,
mas em todas as atividades que for realizar no dia a dia da vida do ser humano.
A importância desse trabalho se deve ao fato da dificuldade que se
tem em trabalhar aspectos físicos em crianças de 10 a 12 anos devido ao cuidado
que se deve ter para não extrapolar a carga de treinamentos e não gerar alguns
malefícios no desenvolvimento físico das crianças.
Justificativa
O que justifica a importância deste trabalho é o desenvolvimento e
aperfeiçoamento das capacidades físicas, em especial força e resistência para que
haja uma melhora no desempenho das crianças de 10 a 12 anos no futsal.
Se as capacidades físicas forem bem trabalhadas pelos professores,
os alunos estarão mais preparados para o jogo de futsal, e suportarão todas as
adversidades e movimentações encontradas durante a partida.
As capacidades físicas são difíceis de serem trabalhadas nesta
idade, e os professores encontrarão dificuldades, mas deverão sempre mostrar aos
seus alunos a importância da realização deste trabalho, e como ele irá influenciar no
Objetivos
Geral:
Desenvolver e aperfeiçoar a capacidade física, em especial força e
resistência das crianças de 10 a 12 anos no futsal.
Específico:
Realizar atividades físicas onde a força e a resistência sejam
desenvolvidas e aperfeiçoadas para que as crianças de 10 a 12 anos tenham seu
desempenho melhorado no futsal.
Revisão Bibliográfica
Segundo
Conceição
classificadas em dois âmbitos:
As
capacidades
motoras
determinadas pelos processos que energéticos plásticos e metabólicos, elas ficam
condicionadas a energia que está disponível nos músculos e nos sistemas
As
capacidades
motoras
determinadas pelos componentes onde predominam os processos de condução do
sistema nervoso central.
Segundo Machado e Gomes (1999), o trabalho feito com crianças
deve ter a adaptação adequada para elas, considerando seu desenvolvimento, alem
de respeitar também seus interesses.
Resistência
A resistência é uma capacidade física muito importante para todos os
tipos de atleta das mais variadas modalidades, principalmente para os atletas
praticantes do futsal, pois os jogos de futsal são muito dinâmicos onde os atletas
realizam deslocamentos constantes.
Segundo Zakharov (1992) a resistência, como capacidade física, caracteriza as
possibilidades do desportista de realizar, durante um tempo prolongado, o trabalho
muscular, mantendo os parâmetros dados de movimento.
No futsal ocorrem muitas trocas de posições, e as transições
ofensivas e defensivas acontecem a todo o momento e se algum jogador não tiver
uma resistência adequada poderá prejudicar a sua equipe.
Weineck (1986) diz que a resistência pode se subdividir em diversas
modalidades, conforme o ponto de vista escolhido. Quanto à participação da
musculatura, distinguem-se: resistência geral e local; quanto à especificidade do
esporte: resistência geral e especial; quanto à mobilização de energia muscular:
resistência aeróbica e anaeróbica; quanto à duração: resistência de curta, média e
longa duração; e finalmente, quanto às principais formas de solicitação motora
envolvidas: resistência de força de explosão e de velocidade.
De todas as modalidades de resistência que citamos na pratica do
futsal as que são mais trabalhadas são às resistências aeróbica e anaeróbica.
Segundo Machado (2008) a resistência anaeróbia não é igual em
todos os estágios maturacionais, portanto quanto maior for à maturação biológica
melhor será o desempenho anaeróbio. A resistência anaeróbica (aláctica e láctica) é
uma capacidade de realizar esforço de elevada intensidade em curtos espaços de
tempo. Já a resistência aeróbia apresenta um padrão menos diferente com relação
aos estágios maturacionais. A resistência aeróbica é uma capacidade que esta
associada à performance prolongada no tempo, de baixa ou média intensidade.
O treino das resistências aeróbica e anaeróbica tem suas diferenças,
e o professor deve planejar o seu treino para que seus atletas tenham os dois tipos
de treino e assim exista a melhorar do seu rendimento.
Zakharov (1992) diz que o treino da resistência aeróbica tem
significado substancial para todas as modalidades desportivas, sem exceção, pois a
elevação do nível das possibilidades aeróbicas do organismo cria a base funcional
necessária ao aperfeiçoamento de diversos aspectos de preparação do desportista.
Sendo assim a resistência uma capacidade física essencial para
todos os esportes e os professores e técnicos devem dar uma importância
significativa para essa capacidade organizando seus treinamentos para que seus
atletas tenham o melhor desempenho durante uma partida, aumentando assim a
competitividade da sua equipe. No futsal o trabalho é ainda mais importante, pois
como a modalidade vem crescendo muito no país as equipes estão cada vez mais
equilibradas, a preparação física será um diferencial.
Portanto devemos trabalhar com muito cuidado tal capacidade nesta
faixa etária, pois, depende de fatores como, composição da musculatura,
metabolismo energético e outros. Supõe que utilize as corridas com a mesma
intensidade, pequenos jogos lúdicos e jogos desportivos de uma forma bem
simplificada para se aperfeiçoar a resistência nesta idade.
Força
Ao falarmos dessa capacidade física devemos conceituá-la, mas,
para (WEINECK, 1986, p. 97) conceituar força é de extrema dificuldade, pois, suas
modalidades são extremamente complexas e depende de vários fatores.
Do ponto de vista da Física, a força muscular é a capacidade de a
musculatura produzir aceleração ou deformação de um corpo, mantê-lo imóvel ou
frear seu deslocamento (ROMANO, 2004).
Mas, para Guedes & Guedes (2006), podemos definir força como um
nível de tensão a ser produzido por um grupo muscular contra uma resistência.
Conforme Machado, D. (2003) existe três tipos de capacidades
condicionais: resistência, força e velocidade.
No Futsal usam-se em vários momentos os três tipos. Durante os
deslocamentos e também nas realizações dos fundamentos, mas a modalidade mais
utilizada é à força de explosão.
O Futsal exige que os alunos tenham a força de explosão ou potencia
desenvolvida em maior proporção nos membros inferiores. O trabalho de potencia
ou força, se caracteriza pela brevidade das realizações, mas, com grande
intensidade (COSTA, 2003).
Encontra-se grande dificuldade ao trabalharmos especificamente
essa capacidade física, principalmente na idade citada, pois, alem da rejeição por
parte dos alunos, também há de se ter o cuidado com uma criança em movimento,
para não ocorrer lesões principalmente a nível de esqueleto (MACHADO, D. 2003).
A sexualidade não influencia, pois, até os 12 anos a força entre
meninos e meninas se equipara, mas após essa idade a força dos meninos aumenta
rapidamente e nas meninas apenas de forma moderada (WEINECK, 1986, p. 98).
A força representa em quase todos os esportes um fator
determinante para que se tenha melhor desempenho, mas, deve-se conceder um
papel específico para cada modalidade (WEINECK, 1986, p. 99). Portanto no Futsal
deve-se dar ênfase no trabalho com membros inferiores, pois é a parte mais usada
na modalidade.
Com o trabalho de força podem ocorrer varias modificações positivas,
como, uma melhora da irrigação sanguínea e do metabolismo que alimenta melhor a
fibra muscular, aumento da espessura da fibra muscular (hipertrofia), aumento do
número de fibras musculares (hiperplasia), aumento da hemoglobina no músculo,
com todas essas modificações consequentemente irá também melhorar o
desempenho do aluno ou jogador de futsal (GARCIA; FAILLA, 1986).
Contribuições esperadas
Este projeto espera que as crianças que praticam o futsal realizem as
atividades de futsal com facilidade e prazer, executando os movimentos de forma
correta e ágil. Assim com o aperfeiçoamento das capacidades físicas trabalhadas,
dentro de uma normalidade para a faixa etária das crianças de 10 a 12 anos, onde
haverá colaboração para o desenvolvimento do jogo de futsal num contexto geral.
O
futsal
sendo
utilizado
aperfeiçoamento da força e da resistência, pois, consequentemente as crianças de
10 a 12 anos terão um desempenho melhor nas suas atividades.
A prática do futsal utilizando as capacidades físicas, especificamente
força e resistência ira desenvolver a força em membros inferiores, além de força e
resistência abdominal, melhorando assim num contesto geral a qualidade de vida
das crianças 10 a 12 praticantes do futsal.
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Relação
entre
potência
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e
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