CONSTANTE DESENVOLVIMENTO DAS TÁTICAS DO FUTSAL

26-06-2010 17:56

Velocidade

A velocidade é muito importante, pois os atletas não podem permanecer muito tempo com a bola em sua posse e o campo é de pequenas dimensões. Além disso, os jogadores têm de se movimentar rapidamente se quiserem encontrar espaços para receber os passes, pois a bola tende a ser jogada pelo chão. Não há tempo para descansar, por isso a resistência e capacidade física são essenciais.  

Movimentos rápidos

Os gols resultam normalmente de movimentos rápidos, que envolvem muitas vezes, trocas de passes bastante céleres, já que a baliza é pequena e uma defesa a quem seja dado tempo para se reagrupar devidamente coloca os adversários em grandes dificuldades. A maioria dos gols é marcada dentro da área. As faltas podem também sair caras aos infratores dado o perigo de oferecer um livre de dez metros, sem barreira, depois de uma equipe cometer mais de cinco faltas numa das metades do jogo.

Tácticas

Os treinadores podem fazer as substituições que desejarem e inclusive trocar todos os cinco jogadores de campo ao mesmo tempo. As equipes podem utilizar um único sistema táctico, quer seja uma estratégia de jogo de maior pressão ou de outra mais defensiva e de contra-ataque, mas uma astuta utilização da rotação de jogadores pode permitir ao treinador obter várias estratégias, dependendo do jogo. Há também um momento de jogo em que um treinador de uma equipe que está  perdendo por uma curta margem pode retirar o guarda-redes e usar um quinto jogador de campo.  

Formações

As formações em Futsal com o sistema “4:0”, outro sistema muito utilizado é o “3:1”, que conta com um avançado “pivô” para ganhar a bola quando esta é desviada pela defesa, o sistema “2:2” em situações específicas, nomeadamente quando os adversários jogam mais fechados na sua defensiva.

Defesa

Geralmente, como em muitos outros desportos, o fator mais importante é a técnica individual e a habilidade dos jogadores, e isto é especialmente verdade no Futsal.

Voltar