CAPACIDADES FÍSICAS

02-01-2011 15:57


FLEXIBILIDADE: É a capacidade motora que permitirá ao goleiro uma maior amplitude possível de um movimento articular.
FORÇA/POTENCIA: São capacidades motoras com o mesmo objetivo, que é permitir aos músculos vencer uma resistência. A potência pode ser considerada como a união da força com a velocidade. Para o goleiro de Futsal, os deslocamentos, saltos e reposições são realizados por movimentos com muita potência muscular.
RESISTÊNCIA: É a capacidade que o corpo tem de suportar um esforço por um tempo determinado, sendo este esforço de uma certa intensidade. Temos três tipos de resistência.
A resistência aeróbia permite que o goleiro suporte um esforço sub máximo por um período prolongado. Este tipo de resistência é requisitado principalmente no período de preparação.
Outro tipo de resistência é a anaeróbia aláctica, onde o esforço é de alta intensidade e curta duração. Para o goleiro, este tipo de resistência é fundamental dentro do jogo, e ela será adquirida naturalmente com os treinos com bola. A resistência anaeróbia láctica é um esforço não solicitado a nível de competição, mas que também pode ser inserido ao nível do treino. 

DESTREZAS MOTORAS 

COORDENAÇÃO: É a capacidade física que permite uma combinação físico-motora, onde o gesto executado será realizado com mais facilidade, favorecendo uma ação mais eficaz dos diversos grupos musculares na realização de movimentos sequentes, proporcionando além da eficácia uma economia de energia. A coordenação permite mais consciência na execução do movimento, colaborando desta forma para um melhor desenvolvimento da velocidade e da agilidade.
AGILIDADE: Podemos considerar como sendo a capacidade de mudar de posição ou de direção dentro do menor tempo possível. Está capacidade é fundamental para o guarda-redes de Futsal, devido às constantes mudanças de posição impostas ao seu corpo durante o jogo e tem uma relação direta com a velocidade.
VELOCIDADE: Podemos classificar a velocidade em duas, ou seja, velocidade de reação e velocidade de deslocamento. Por velocidade de reação considera-se o tempo para o início do movimento, a partir da percepção do estímulo, e por velocidade de deslocamento considera-se a execução de uma ação motora no menor espaço de tempo, com a maior rapidez. No treino de goleiro não as podemos analisar de forma separada, pois elas são praticamente transformadas numa só, já que a velocidade de deslocamento é realizada num período extremamente curto. Por isto, quando nos referimos à velocidade no treino de goleiro em Futsal, consideramos apenas a velocidade de reação. Neste caso particular (goleiro), a velocidade de reação será toda a situação de ação defensiva, desde a percepção do estímulo (remate) até a realização da ação (movimento executado para defesa).
Outro fator que não podemos deixar de salientar, por ser de fundamental importância no treino e em todas as ações realizadas pelo guarda-redes, é a VISÃO E A NOÇÃO ESPAÇO / TEMPO. A capacidade visual é o primeiro ponto responsável pelo início de uma ação eficaz na realização de urna defesa. A partir da visão da bola é que o goleiros terá facilitada ou dificultada a sua participação na defesa, sendo que a visão total e límpida da bola facilitará o desencadeamento de uma percepção mais real para a realização dos movimentos.
A visão é responsável pelo desenvolvimento da noção espaço/tempo, pois no espaço em que ocorre o jogo de Futsal, ela orienta o goleiros em relação à verticalidade, horizontalidade e principalmente à profundidade dos jogadores adversários, da sua equipe e da bola. Esta noção espaço-tempo está ligada de uma forma muito importante ao fundamento de posicionamento em relação à sua baliza, pois quanto melhor for a noção espacial, melhor será o seu posicionamento e consequentemente maiores serão as hipóteses para realizar o movimento de defesa. Uma boa noção espacial evita que o goleiros tenha que olhar para a sua localização dentro da área e saberá com maior facilidade onde está posicionado, a que distância está da linha de baliza, se está mais para a direita ou para a esquerda e assim por diante.
A seguir daremos a sugestão de alguns exercícios para trabalhar os fundamentos técnicos e as capacidades motoras envolvidas no treino de goleiros, alertando para a importância de uma boa série de alongamentos e estiramentos em qualquer unidade de treino em que se faça o trabalho específico para goleiro.

Voltar