Capacidades coordenativas

29-03-2011 15:08

1. Capacidade de observação Þ é a capacidade de perceber o desenvolvimento de um movimento, dos colegas de equipa ou dos adversários ou dos objectos móveis, tendo como referência os objectos imóveis. Também pode ser a observação de uma corrida ou do adversário nos desportos de combate.

 

2. Capacidade de controlo motor Þ é a capacidade de poder responder a exigências de elevada precisão nos movimentos, do ponto de vista temporal, espacial e dinâmico.

 

3. Capacidade de reacção motora Þ é a capacidade de poder reagir o mais rápido e correctamente possível a um determinado estímulo.

 

4. Capacidade de antecipação Þ é a capacidade de prever o desenvolvimento e o resultado de uma determinada acção que se está a desenrolar, para que assim o desportista possa preparar a sua própria acção.

 

5. Ritmo Þ é a capacidade de compreensão, acumulação e interpretação de estruturas temporais e dinâmicas pretendidas ou contidas na evolução do movimento.

 

6. Capacidade de expressão motora Þ é a capacidade de criar os próprios movimentos de uma forma estética e artística.

 

7. Capacidade de representação Þ é a capacidade de representar mentalmente situações bem determinadas de acordo com as informações disponíveis.

 

8. Capacidade de diferenciação cinestésica Þ é a capacidade de diferenciar as informações provenientes dos músculos, tendões e ligamentos, que nos informam sobre a posição do nosso corpo num determinado momento e espaço e que nos permite realizar as acções motoras de uma forma correcta e económica, conseguindo assim a coordenação dos movimentos.

 

9. Capacidade de coordenação motora Þ é a capacidade de adequar de forma correcta uma combinação de acções que se desenrolam de uma forma sequencial ou ao mesmo tempo.

 

10. Equilíbrio Þ é a capacidade de manter o corpo numa relação normal quanto ao solo, desenvolvendo reflexos para acomodar o corpo ao movimento.

 

11. Orientação espacial Þ é a capacidade de reagir a um estímulo externo em termos de deslocação ou de estabilização da postura.

 

 

Treino das capacidades coordenativas

 

É especialmente durante os primeiros anos de escolaridade (1º e 2º ciclos) que estas capacidades devem ser treinadas, pois é dos 6 aos 12 anos que elas se desenvolvem intensamente, estagnando ao atingir a puberdade. Isto leva a que esta aprendizagem motora tenha que ser rápida e com exercícios e movimentos que possam ser executados nessas idades.

 

O rendimento das capacidades coordenativas dependerá sempre:

ª      da capacidade dos órgãos dos sentidos (órgãos analisadores) que  dão informações actuais sobre o meio e sobre o próprio corpo;

ª      da mobilidade e plasticidade do sistema nervoso e dos dados que nele estão armazenados (memória);

ª      da qualidade das ligações existentes entre os músculos, que recebem a ordens, e as vias nervosas, que as canalizam.

 

Voltar