Brasil goleia Argentina e conquista tetra Sul-Americano

19-10-2011 20:49
 
 
Freddy Hernandez

Brasileiras conquistam o tetra na Venezuela

Maracay (VEN) - A seleção brasileira feminina de futsal acaba de conquistar o tetracampeonato Sul-Americano da categoria. Nesta sexta-feira (14/10), jogando em Maracay, Estado de Aragua (Venezuela), o Brasil bateu a Argentina pelo placar de 8 a 1 e comemorou mais um feito internacional. O duelo foi realizado no ginásio poliesportivo “Las Delicias”.

Com uma campanha impecável (100% de aproveitamento e todos os prêmios individuais conquistados), o elenco comandado pelo técnico Vander Iacovino foi superior em todos os seus compromissos, inclusive na final, onde o selecionado argentino tentou equilibrar a partida nos primeiros minutos, mas logo perdeu fôlego e também acabou sendo goleado pelas brasileiras.

Surpreendido no início, quando saiu atrás no placar pela primeira vez no campeonato (Medina marcou num tiro de canto despretensioso), o Brasil se acertou em quadra e chegou à virada antes mesmo do intervalo. Vanessa, eleita a melhor jogadora da competição, acertou um belo chute de longa distância e empatou. Em seguida, Jessiquinha, que havia acabado de sair do banco de reservas, finalizou cruzado e virou o marcador – 2 a 1.

À frente no placar, as brasileiras trabalharam mais a bola no segundo tempo e tomaram conta da última partida em Maracay. Visivelmente desgastadas, as argentinas sofreram mais seis tentos e deram adeus ao sonho do título. Taty (2), Jessiquinha, Jéssika, Jú Delgado e Lú, a goleadora isolada do 4º Sul-Americano com doze gols, deram números finais ao duelo desta sexta – 8 a 1, de virada.

Sem muito tempo para comemorar, já que imediatamente seguiu viagem de volta ao Brasil para a disputa do Grand Prix de futsal 2011, Vander falou sobre a missão cumprida na Venezuela e a segunda edição do Torneio Mundial, que será realizada no fim desta temporada, provavelmente no Estado do Pernambuco.

“Os números comprovam que fizemos um campeonato muito bom, onde sofremos apenas quatro gols e nosso jogo coletivo funcionou, o que é fundamental. O empenho das atletas fez o diferencial. Toda comissão técnica, extremamente funcional e profissional, também está de parabéns. Provamos mais uma vez que temos uma equipe vencedora, que conhece seus objetivos e sabe conquista-los. Vencemos a primeira etapa, agora iremos em busca da segunda, que é o segundo Torneio Mundial”.

A goleira Jozi, capitã da seleção, era só alegria após a vitória na decisão: “Ajudei o time com dois lançamentos longos e me sinto realizada por isso. Estou muito feliz com mais esse título”.

Ficha técnica
4º Campeonato Sul-Americano feminino de futsal
- Final: Brasil 8 x 1 Argentina
Local: ginásio poliesportivo “Las Delicias” - Maracay (Venezuela)
Data: 14/10/11 (sexta-feira)
Horário: 11h (12h30 - horário de Brasília)
Árbitro principal: Nestor Valiente (Paraguai)
Árbitro auxiliar: Felix Rumbos (Venezuela)

Brasil: Jozi (capitã), Taty, Neguinha, Vanessa e Lú. Entraram: Giga, Desirrê, Cilene, Jessiquinha, Jéssika, Marcela e Jú Delgado - Técnico: Vander Iacovino

Argentina: Calello, Clarisa (capitã), Medina, Carina e Molina. Entraram: Gomez, Caterina, Solla, Anabel, Leda e Romano – Técnico: Fernando Larrañaga

Gols
Brasil: Taty (34 e 35min), Jessiquinha (16 e 38min), Jéssika (30min), Vanessa (11min), Jú Delgado (26min) e Lú (23min).

Argentina: Medina (7min).

Cartões
Brasil: -

Argentina: -

Voltar