As distâncias do futsal brasileiro, uma comparação entre o sul e o nordeste

14-09-2010 17:07

Se pegarmos duas das melhores equipes de futsal, uma do sul e uma do nordeste, podemos traçar um paralelo onde veremos diferenças gritantes em vários aspectos, tanto físico técnico e tático, quanto e principalmente, organizacional.

Mas como é possível essa diferença se os jogadores  que foram destaques no sul vieram do nordeste, nem todos é claro, mas poderia citar o nome de alguns campeões mundiais pela seleção Brasileira. O futsal praticado no sul é extremamente planejado onde os treinos físicos técnico e táticos são divididos de forma homogênea, onde, e a parte tática é mais aplicada.

No futsal nordestino prioriza-se a habilidade técnica, onde o atleta que dribla mais o adversário é o que tem mais sucesso, mesmo que ele ajude sua equipe a vencer, ou de uma força pro adversário. Os calendários de jogos são diferentes também, no sul joga-se mais, e contra equipes de maior nível técnico tático, talvez por isso cada dia inova-se a forma de jogo, o numero de jogos ao ano também é elevado, algumas equipes chegam a jogar 100 partidas por ano, e algumas até mais que isso.

Já nas equipes do nordeste o nível dos jogos são sempre os mesmos, onde os atletas que se destacam, no ano seguinte já não estão mais na região, agora quanto ao calendário de jogos, é muito diferente, uma equipe no nordeste não chega a 50 jogos por ano. O jogo nordestino é mais “alegre” ataca-se muito e é realmente empolgante na visão torcedor. Servindo de arma para o adversário de outras regiões esse ataque desenfreado pode ir a favor do defensor, onde joga-se no contra-ataque.

Outro ponto importante é quanto a performance física. Já trabalhei com atletas de varias regiões e pude constatar que aqui no nordeste o atleta tem quase tudo do atleta do sul e sudeste, sendo a única diferença é em relação a força. O nordestino é rápido, resistente, mas não consegue manter essas valências por muito tempo ou por todo o jogo. Já em outras regiões principalmente no sul é dada mais ênfase ao trabalho de força, que tem por objetivo deixar atletas com rapidez por mais tempo no jogo.

Portanto se conseguirmos associar organização e objetivos de planejamento, técnico, tático e físico teremos no nordeste as melhores equipes do Brasil, pois aqui o que não falta é material humano. O Nordeste é, e sempre será uma verdadeira fabrica de atletas, basta organizar a linha de montagem.

Fonte: Escrito por Rogério Mancini

Voltar