"COM A BOLA NUM PÉ E UM LÁPIS NA MÃO"

12-06-2010 10:45

“São seis da manhã, sábado, a bola começa a rolar, com grupos separados por idades. O treino começa como habitualmente , porém aqui não há primores técnico-táticos, não se ensina a enciclopédia do futebol moderno, não se trabalham crianças em termos físicos para serem grandes atletas... todos são entregues a um Educador.... que ensina as noções básicas, mas o importante é que as crianças se divirtam com a bola no pé. E como se divertem... já são sete da manhã e o Educador  senta seus “pupilos” no chão, estes pertencem a equipe Sub-15, e começa então a lhes falar sobre ecologia. As crianças o escutam com irrepreensível atenção, ele fala sobre o desmatamento, sobre os crimes ambientais, da necessidade de uma consciência ecológica e do uso inteligente dos recursos naturais. Parecia estar falando de história, filosofia, geografia... quando outro Educador interrompe o treino e pede a uma das crianças que pegue a bola e pergunta : Onde foi feita? , ela procura e diz : Africa do Sul. Então ele pergunta : onde fica o País, qual a sua Capital, que língua eles falam, etc... A uma outra criança foi pedido que de-se alguns toques na bola e os contasse em voz alta. Diz o professor : Você deu cinco toques, quantos seriam se desse mais dois? Sem perceber o aluno estava numa aula de matemática. Diz o educador : “ Há alunos mais novos que nem sabem contar. Ao dar toques na bola aprendem num instante”. O material didático é aquele que os olhos alcançam, tudo o que a natureza ou mão humana oferece à vista. As florestas e matas por exemplo, são um suporte para as aulas de biologia ou botânica.

Porém neste projeto só entram alunos que tenham aproveitamento escolar , sendo que os educadores fazem tudo para que ninguém fique para trás. Os melhores participam no Projeto Férias Desportivas, com direito até a uma estada e com uma condição : Todos tem que fazer um trabalho sobre tudo que viram, sentiram e aprenderam. E este projeto rapidamente incentiva a participação em torneios desportivos, e podem trazer vários troféus... como por exemplo... em torneios de leitura. Muitas vezes as bolas são colocadas lado a lado com os livros ... depois de uma hora de treino... é a leitura que se segue.

O lema deste Projeto é : “Rumo a 2018 , com a bola no pé e o lápis na mão”. Para  2018 é que se prevê que os frutos aparecerão em maior dimensão. Enquanto na maioria dos Clubes ,  o sucesso se mede  pelo número de jovens que chegam ao futebol profissional, aqui o sucesso será medido pelo número de engenheiros, médicos ou professores que surgirem deste grupo de crianças e adolescentes”.

      Baseado no texto “Com a bola num pé e um lápis na mão”

                                           Do blogspot: Academia Bairro Miranda

Voltar