Adaptada ao país, Ju Delgado compara futsal brasileiro e espanhol

09-12-2010 13:43

Divulgação CBFS

Ju Delgado atua há quase quatro anos na Espanha

Alcobendas (ESP) - Das 14 atletas do Brasil que estão na Espanha para a disputa do I Torneio Mundial de Futsal Feminino, uma sente-se em casa. A pivô Ju Delgado, de 26 anos, atua no país há quase quatro anos e está completamente adaptada ao estilo de vida espanhol. “Sinto-me bem aqui. Estou acostumada cultura, à comida, à língua”, resumiu ela.

Mais do que isso, Ju afirma estar adaptada também ao estilo de jogo praticado na Espanha que, segundo ela, é bem diferente do brasileiro. “Eles não dão tanto valor à individualidade como é no Brasil, pois aqui é um jogo muito coletivo e de muita obediência tática”, disse ela.

A pivô, que atua FS Móstoles nesta temporada, encontra uma fácil explicação para isso. “Desde a base, elas são ensinadas a serem assim. Então, crescem obedientes taticamente e com um senso de disciplina muito grande. No Brasil não é assim. Lá, começamos a jogar na rua, sem regras e aprendemos brincando. Esse é o nosso diferencial”, explicou.

Ju é só elogios à Divisão de Honra, nome dado ao campeonato espanhol de futsal feminino que, segundo ela, é uma competição muito bem organizada e com boa visibilidade. No entanto, ela faz uma ressalva ao campeonato.

“É um campeonato muito previsível. Como no futebol de campo espanhol, onde Madrid e Barcelona sempre revezam na conquista do título, o futsal feminino é da mesma maneira. Há um desnível muito grande entre as equipes”, afirmou.

Voltar