A falta de reciclagem do treinador de Futsal

29-10-2010 11:16

Todo treinador de futsal deveria sempre trocar informações sobre técnica e tática com outros profissionais para buscar um melhor aprimoramento na modalidade. Além do lazer, arte e espetáculo, acredito que o futsal é uma exibição de técnica; e não existe arte sem técnica.

Profissional de teatro tem de entender de teatro. Profissional de futsal tem obrigação de conhecer os detalhes técnicos do futsal. Parece óbvio, mas não é. Muitos acham que o futsal é somente espetáculo e entretenimento. Desprezam os dados técnicos, táticos e estatísticos. Além disso, substima-se a inteligência e o conhecimento do torcedor que gosta de futsal.

Por sua vez, a imprensa - mesmo a especializada - não promove discussões mais aprofundadas, publicando somente resultados, classificações e “próximas rodadas”.

O profissional de futsal, além dos conhecimentos relacionados a técnica e a tática, deveria também procurar conhecer um mínimo de psicologia, medicina, nutrição e preparação física aplicadas à modadlidade, participando de cursos, seminários e clínicas.

A maioria dos treinadores e dos jogadores de futsal não gostam de dar explicaçoes técnicas. Não gostam ou não sabem.  Costumam sempre dar as mesmas respostas evasivas, desprezando o conhecimento de pessoas ligadas ao futsal.

Culpando a má sorte, os erros do arbítro e os gols perdidos pela equipe. Por outro lado, as questões formuladas pela imprensa não se aprofundam; quase sempre superficiais, não abordam pontos importantes como posicionamento dentro da quadra, esquemas de jogo e suas variaçoes.

Se  técnicos e jogadores de futsal tivessem mais interesse em conhecer  a maneira de jogar de cada membro de sua equipe e  da equipe adversária, atingiriam  melhores resultados Um jogo de futsal não é disputado apenas com habilidades, mas também com  técnica de competição. O coletivo deve sempre prevalecer sobre o individual.

Para muitas pessoas, ligadas ao esporte de uma maneira geral, o futsal continua sendo uma atividade menor, primária e apenas física, quando, na verdade, é um jogo de técnica e de inteligência, no qual também se sobressaem  a intuição e a emoção.

Dai a importância, fundamental, de os profissionais da área estarem sempre se reciclando.
      
Autor: Prof.Rubens Fernandez. Treinador de Futsal.

Voltar