A EQUIPE TÉCNICA

30-06-2010 10:26

CONCEITOS : são as normas essenciais dos diferentes componentes duma equipe e seu “código de conduta”.

Equipe técnica, é o conjunto de elementos que possuem a capacidade para melhorar o desempenho técnico e tático, individual e coletivo dos atletas.

É a equipe técnica que distingue o estilo apropriado a cada jogador, o seu posicionamento, os sistemas de jogo adequado às suas características técnicas individuais e demais conceitos associados ao jogo. Ela terá de conduzir os treinos de maneira suave e objetiva, num ambiente de alegria e camaradagem, de modo que os mesmos, não representem mais uma “tarefa”, na vida dos que praticam. Os melhores resultados são obtidos quando os atletas se prontificam a contribuir com o seu esforço e colaboração, no aperfeiçoamento do seu desempenho técnico, e ao mesmo tempo, procuram ajustar-se dentro da equipe. Havendo união e absoluta solidariedade entre os integrantes da equipe ( direção do clube, equipe técnica e atletas), alcançam-se resultados positivos, independentemente , do esforço pessoa de qualquer dos integrantes dessa mesma equipe.

O rendimento de uma equipe técnica, seja no campo técnico individual, tático individual ou tático coletivo, poderá atingir nos treinos cerca de 30%, os restantes 70% ficam a cargo dos atletas. Para isto os atletas devem se dispor a submeter-se aos exercícios com uma grande dose de ambição, entusiasmo, paciência, disciplina e  inteligência.

À equipe técnica cabe formar uma equipe, esta é sua preocupação. Mas da parte dos jogadores deve haver esforço, dedicação, solidariedade e interesse em alcançar um nível técnico individual mais elevado, assim como um maior entrosamento coletivo, caso contrário a equipe será medíocre e suas possibilidades de êxito serão reduzidas.

A equipe técnica deve estar sempre apta a apaziguar, ajustar, conciliar e aconselhar as pessoas complexadas, desajustadas, revoltadas, recalcadas, mal-educadas... para que, bem conduzidas possam ser uteis. Pois o atleta negativo, pode agir sem perceber as conseqüências nocivas, da sua indesejável atuação entre os companheiros. Este problema da interferência dos atletas negativos está presente em todos os esportes coletivos.

“É muito bom ser campeão, mas é muito difícil lidar com os campeões”

 Obrigações da equipe técnica:

· Ser justa nos seus atos

.  Proporcionar aos atletas os meios adequados à prática do futsal, dentro das possibilidades do clube.

· Tornar atraente o sistema de treinos.

· Habituar os atletas a executar corretamente os gestos técnicos

· Instruir o atleta para que ele tenha a exata noção do seu justo valor.

· Não permitir que um atleta critique as deficiências técnicas dos demais companheiros de equipe.

· Não responsabilizar nenhum jogador pelo insucesso da equipe, a não ser que seja por excesso de “estrelismo”

· Despertar no atleta o máximo de interesse pelos treinos

· Estar sempre atento, a fim de perceber tudo o que se passa entre os atletas dentro e fora do campo.

· Valer-se de todos os recursos para manter os atletas unidos

· Não perder tempo com elementos desprovidos de qualidades para o futsal.

· Dependendo das circunstâncias, fazer-se de cego, surdo e mudo...

· Não levar em consideração a ingratidão dos atletas

· Dispensar tratamento igual a todos os atletas.

 

Voltar