Jogando apenas com o talento: a importância da preparação física para o futsal de alto rendimento

10-12-2010 16:06

Os salonistas em nosso país dado o caráter amador muitas vezes presentes nos clubes, que disputam os campeonatos realizados pelas federações estaduais e a Confederação Brasileira de Futebol de Salão em todo o país, comumente são obrigados a jogar unicamente com o seu talento sem o lastro fisiológico que lhes possibilitaria melhores exibições de sua técnica desportiva.

Atualmente existe uma tentativa de profissionalização do futsal em nosso país, com professores de educação física assumindo a responsabilidade das funções da preparação física nas equipes e a remuneração dos atletas por parte dos clubes em atividade no Brasil, permitindo uma melhor condição de treino (evitando a comum jornada dupla dos atletas de futsal, trabalhar um período e treinar o outro). Ainda que estas mudanças não atinjam a maioria das equipes, já possibilita aspirarmos uma mudança no panorama do futsal em todo o território nacional.

Nas competições de futebol de salão da FIFUSA a supremacia sul-americana é mais que evidente, tanto que nenhuma equipe européia ou de outro continente ganhou as competições dessa entidade. Com o surgimento do futsal por iniciativa da FIFA passou a ocorrer uma mudança nesse panorama, tendo as equipes de outros continentes, especialmente o europeu, equiparando as suas performances em quadra as das sul-americanas. Após analisar jogos de futsal e futebol de salão, percebi que os de futsal tem uma predominância das ações de jogo respaldadas nas condições físicas, dos atletas.

Muitos profissionais e estudiosos das duas modalidades discordarão da afirmação acima, por no futebol de salão ter um numero limitado de substituições exige um maior condicionamento do atleta. Em compensação no futsal a solicitação dos sistemas neuromuscular e funcional, dada a sua dinâmica de jogo, na qual as manifestações de força explosiva e resistência de velocidade e de força são requisitadas com maior freqüência. A equiparação ocorre nesse ponto a escola européia de futsal, inicialmente buscou o aprimoramento físico-tático e a melhoria técnica ficou por conta dos intercâmbios realizados com os paises sul-americanos, com a contratação de técnicos, preparadores físicos e atletas para atuar nos campeonatos e ministrar palestras.

A vertente física do futsal no Brasil só passou a ser objeto de estudo e trabalho, a partir da década de 90 do século XX. Os preparadores e técnicos atentaram que com um calendário de poucas competições programadas ao longo da temporada e incertezas, quanto ao elenco para a temporada, o ideal seria proporcionar desempenhos máximos a nível da performance com períodos mínimos de treinamento. Os erros na preparação física para o futsal começam nas categorias de base onde se aplica muitas vezes treinamentos inadequados para a idade do atleta, como o treinamento de força visando "fortalecer" o jovem atleta quando possui um biótipo extremamente magro, só que muitas vezes o garoto não esta amadurecido organicamente e perde-se um momento importante onde poderia ser trabalhada a resistência aeróbica e de velocidade. Pois além do treinamento de força inibir o crescimento, o garoto ao entrar na época de competir não terá muitas vezes o tempo necessário para desenvolver a resistência aeróbica e de velocidade e passará a sua provável carreira no futsal jogando apenas com o talento, por não ter um bom condicionamento a nível desses dois fatores físicos. Correndo o risco de sua carreira ser interrompida a qualquer momento por uma contusão grave, que resulte num afastamento prolongado das quadras, pois devido ao seu baixo lastro fisiológico, o retorno as quadras será bem mais difícil, por implicar em adquirir já na vida adulta o nível de condicionamento que deveria ter adquirido nas categorias de base.

 

 

A importância da preparação física no futsal

 

A preparação física nos esportes de alto rendimento (ou alto nível como preferem alguns autores) tornou-se algo tão indispensável na preparação do atleta quanto à preparação técnica da modalidade esportiva. A mais de 20 anos o professor Ivan Cavalcanti Proença afirmava "não dá mais para ignorar a importância da fusão e do casamento entre as diversas preparações física/tática/técnica". E no futsal na perspectiva do alto rendimento não é muito diferente dos demais esportes.

O professor Sebastião Araújo ex-preparador físico do Fluminense Futebol Clube do Rio de Janeiro, em seu livro O futebol e seus fundamentos – o futebol força a serviço da arte, destaca que na preparação de uma equipe é necessário o treinamento físico, com vistas à aquisição de uma preparação orgânica, muscular, articular e desenvolvimento das capacidades físicas do atleta, possibilitando condições físicas para a pratica do desporto.

O futsal é um desporto de intensa solicitação fisiológica tanto a nível ósteo-muscular, quanto dos sistemas cardiovascular, respiratório e demais sistemas funcionais. Isto ocorre devido à dinâmica de jogo aliada as dimensões reduzidas (40 metros x 20 metros) em que é praticado. A demanda fisiológica do futsal é elevada independentemente do nível no qual se pratica o mesmo. Assim o nível de solicitação fisiológica por parte do futsal no organismo dos praticantes dele em alto nível, denota a necessidade em prover o atleta de condições físicas e psíquicas, para que ele possa suportar as solicitações do jogo com quedas mínimas de desempenho individual no decorrer de uma temporada. Alguns estranharão o fato de aqui nesse artigo sobre preparação física estarem correlacionadas as preparações física e psicológica, mas inúmeros artigos científicos nos últimos anos tem mostrado que a influencia de aspectos psicológicos inerentes e externos a prática do desporto de alto nível, em alterações no desempenho dos atletas.

A preparação física desempenha um papel fundamental em possibilitar as adaptações fisiológicas necessárias para a pratica do futsal de alto rendimento, com variações mínimas mas performances individuais e coletivas apresentadas pelo grupo (equipe de futsal) ao longo de uma temporada. O objetivo da preparação física é aprimorar o nível de condicionamento apresentado pela interação das capacidades físicas, com destaque para resistência, velocidade, força, flexibilidade e coordenação ( aqui representada pelas habilidades motoras. O desafio da preparação física consiste em através dos meios e métodos de treinamento, propiciar que o desempenho atlético aproxime-se ou ultrapasse os "limites" do atleta.

 

A problemática da preparação física no futsal moderno

 

Os espaços "livres" na quadra de futsal para criação, execução e arremate das manobras táticas de jogo, tem diminuído consideravelmente nos últimos anos. Um fenômeno resultante de uma maior ênfase e aprimoramento dos sistemas de marcação, seja ela ofensiva ou defensiva, visando induzir o adversário ao erro. A manutenção dessa postura tática contribuiu para um aumento da velocidade das ações de jogo, numa tentativa de superar a marcação adversária, refletindo numa maior solicitação fisiológica do organismo dos salonistas.

O aumento de uma solicitação fisiológica que já intensa pela natureza do proprio desporto, levou ao desenvolvimento de propostas de treinamento físico para os atletas de futsal, objetivando solucionar alguns problemas decorrentes das novas condições táticas:

o aprimoramento da capacidade funcional e de recuperação do sistema cardiovascular e respiratório;

aumento das reservas musculares de ATP, CP e glicogênio, alem da capacidade de trabalho dos sistemas energéticos;

fortalecimento dos sistemas músculo-articulares para profilaxia de lesões, sem comprometimento da qualidade técnica individual.

Esses problemas tem feito com que técnicos e preparadores físicos passem a planejar de maneira conjunta as atividades do elenco a sua disposição. Fato que antes não ocorria devido a presença do profissional de educação física (geralmente na função de preparador físico), incomodar o técnico ( muitas vezes um ex-atleta).

O trabalho conjunto das duas partes é de fundamental importância com vistas a solução do terceiro problema acima listado, uma vez que estudos realizados na Rússia demonstraram ocorrer menores índices de perda da precisão de movimentos, decorrente do treinamento de força, quando o este estava atrelado ao trabalho técnico. Resumido a força deveria ser desenvolvida concomitantemente a um trabalho técnico especifico, respeitando ao período mínimo de repouso entre alguns treinos mais intensos de ambas as perspectivas tanto a física quanto a técnica.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

 

1. ARAÚJO, Sebastião. O futebol e seus fundamentos – o futebol força a serviço da arte. Editora Imago, Rio de Janeiro, RJ. 2ª edição, 1976.

2. BRUNORO, José Carlos. AFIF, Antonio. Futebol 100% Profissional. Editora Gente, São Paulo, SP, 1997.

3. GOLOMAZOV, Stanislav. SHIRVA, Boris. Futebol: Preparação Física. Editora Lazer Sport, Londrina, PR, 1997.

4. GOMES, Antônio Carlos. Apostila de futebol – Preparação física. Editora Treinamento Desportivo, Londrina, PR, 1999.

5. MC ARDLE, William D. KATCH, Frank I. KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício – energia, nutrição e desempenho humano. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, RJ. 4ª Edição, 1998.

6. SINGER, Robert N. Psicologia dos esportes – mitos e verdades. Editora Harbra, São Paulo, SP. 2ª edição, 1977.

7. ZAKHAROV, Andrei. GOMES, Antônio Carlos. Ciência do treinamento desportivo. 1ª ed. Grupo Palestra Sport, Rio de janeiro, RJ, 1992.

Voltar